O vestíbulo oral é delimitado externamente pelos lábios e bochechas e inter- namente pelos dentes e processos alveolares recobertos pela mucosa. A mucosa interna, tanto dos lábios como das bochechas, continua para cima e para baixo e forma um sulco que os une, que é o fórnice do vestíbulo.
istmo das fauces (comunica a cavidade bucal com orofaringe) que são, superiormente, a úvula, inferiormente, o dorso da língua e lateralmente, os arcos.
No palato mole este músculo forma o arco posterior (palatofaríngeo), enquanto como um músculo da faringe o palatofaríngeo eleva a faringe superior, anterior e medialmente. Assim ele compartilha uma função comum com todos os outros músculos da faringe; auxiliar na deglutição.
A nasofaringe é a parte mais alta das vias aéreas, situada logo atrás do nariz e acima do palato mole. A nasofaringe serve de passagem a partir do nariz à garganta, para o ar até a traqueia, brônquios e pulmões.
Nasofaringe: localizada na parte superior da garganta atrás do nariz. Uma abertura em cada lado da nasofaringe leva ao ouvido. Orofaringe ou bucofaringe: localizada na parte anterior a cavidade bucal. Laringofaringe: localizada na parte inferior da garganta, fazendo ligações com o esôfago e a laringe.
A faringe fica logo acima da laringe. É um órgão que compreende toda a parte de conexão do sistema respiratório e do sistema digestivo. Portanto, a faringe é um órgão que conecta as cavidades nasal e oral com o esôfago e a laringe.
São distinguíveis as tonsilas faríngeas (também chamada de adenoides), as tonsilas palatinas (também chamadas de amídalas) e as tonsilas linguais (também chamadas de amídalas linguais).
Elas são as mais importantes, pois guardam uma espécie de aquivo imunológico, ou seja, registram todos os vírus e bactérias que já entraram em contato com o corpo e ajudam a promover estratégias de defesa. Essa função de defesa, no entanto, dura apenas até os 8 anos de idade. Depois, as amígdalas atrofiam.