Hercogamia: há um obstáculo entre o gineceu e o androceu. Heterostilia: o estame e o pistilo possuem tamanhos diferentes. Auto-esterilidade: a flor não pode ser fecundada pelo seu próprio pólen. A polinização cruzada ou indireta ocorre quando os grãos de pólen são levados da antera de uma flor até o estigma da outra.
Embora sejam morfologicamente perfeitas, as flores da pinheira apresentam dicogamia protogínica, fenômeno no qual a maturação dos carpelos acontece antes da maturação dos estames, inviabilizando a autofecundação.
Os tipos gerais de polinização são os seguintes:
Autopolinização ou polinização direta, é a transferência do pólen da antera para o estigma da mesma flor (caso que só ocorre quando a planta é hermafrodita).
A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.
A polinização é o processo em que o grão de pólen é levado até a região onde está o gameta feminino da planta. Nas angiospermas, podemos definir como a transferência do grão de pólen da parte masculina de uma flor para a parte feminina, ou seja, da antera até o estigma.
A polinização consiste na transferência do pólen da parte masculina da flor (antera) para a parte feminina (estigma). É através da polinização que ocorre a fecundação e consequentemente, a formação de frutos e sementes que irão originar novas plantas. ...
Esse encontro entre o pólen e o ovário é chamado de polinização. Ela pode ocorrer entre o pólen e o ovário da mesma flor ou de flores diferentes. O vento ajuda bastante nessa missão, levando o pólen consigo para outras plantas.
Polinização é o ato da transferência de células reprodutivas masculinas através dos grãos de pólen que estão localizados nas anteras de uma flor, para o receptor feminino de outra flor, ou para o seu próprio estigma.
Acerola, castanha-do-brasil, maçã, maracujá, melancia, melão e tangerina estão entre as 32 espécies (35%) que precisam obrigatoriamente da polinização.
A flor de laranjeira (Citrus sinensis L. Osbeck) é altamente atrativa e a planta é de polinização cruzada, cujos maiores polinizadores são as abelhas. Com a polinização por insetos, principalmente, as abelhas Apis mellifera L. a laranjeira produz frutos em maior quantidade e de melhor qualidade.
O mel é produzido quando as abelhas visitam as flores das laranjeiras para a coleta do néctar, visto que ele transmite ao homem o princípio ativo das flores e o efeito terapêutico.
As flores da laranjeira possuem um aroma maravilhoso. As flores são usadas para fazer águas aromatizadas. ... A planta da laranjeira possui óleos com essências aromáticas nas suas células: casca fruto, folhas, flores ( e toda família dos cítricos) e é muito usada na aromaterapia e gastronomia.
Como polinizar Um pincel de ponta fina funciona melhor para alcançar as pequenas flores de um limoeiro. Mergulhe-o em uma flor que contenha pólen. Este ficará aderido ao pincel seco por meio de eletricidade estática. Estando coberto de pólen, pegue-o e pincele-o levemente sobre o estigma de outra flor.
Em geral, fruteiras cítricas não necessitam de podas para produzir. Apesar do florescimento, a ausência de frutos no limoeiro pode ser atribuída a diversas causas. As plantas cítricas florescem abundantemente, contudo, apenas 1% das flores chega a vingar.
5) Adubo para pé de limão Como todos as frutas cítricas o limão precisa de um terreno rico de sais minerais como o azoto, fósforo e potássio. A necessidade aumenta na primavera, que é a época em que a planta se prepara para produzir frutas, mas é melhor se dosado o ano todo.
Essa indução floral é feita com base no manejo da água integrada com a aplicação de fertilizantes em altas dosagens com o objetivo de induzir estresse hídrico temporário na planta.
Cubra o solo do limoeiro com terra e estrume ou palha com a altura de 5 a 7 centímetros. Utilize também fertilizantes orgânicos para adubar a terra do limoeiro de modo a garantir a fertilidade desta. Adube sua planta todos os meses, usando produtos ricos em fósforo. Farinha de ossos em pequenas doses é uma ótima opção.
Na hora de plantar um pé de limão, o ideal é fazer uma mistura com quatro partes iguais. Numa cova circular de meio metro de raio, coloque terra marrom, esterco bem curtido de gado, húmus e areia. Você encontra tudo isso em uma boa loja de jardinagem!
Antes do plantio do limão Taiti, a adubação na cova pode ser feita, utilizando-se o adubo fosfatado. Mais uma vez, é importante esclarecer que a dosagem deverá ser aquela indicada pela análise, juntamente com esterco bem curtido.
Plante seu limoeiro em um lugar onde bata bastante sol, mantendo a planta protegida de correntes de vento até que já tenha emitido brotos no novo local. Regue a mudinha a cada três dias na primeira semana, depois, basta molhar para manter a terra úmida.
“Ele é muito saboroso e é bastante usado em drinks, como tempero, em receitas de mousse, mas um doce que é delicioso é um feito com a casca do limão. ... “O limão imperial, diferente dos outros, não cai quando está pronto para consumo. Ele é bem resistente e permanece muito tempo no pé.
Como Plantar o Pé de Limão REGA: a cada 4 dias, fornecer 120 litros de água por planta, durante um período que propicie uma boa umidificação do solo, porém sem encharca-lo.
três anos
Com o plantio irrigado numa área de quatro hectares e 750 pés de limão, a produção chega a quatro toneladas do fruto por mês e pode produzir o ano todo. O produtor Francisco aprendeu a trabalhar com a cultura na prática e hoje pode ser considerado um grande aprendiz no cultivo do limão Tahiti.
“É importante respeitar um espaçamento entre as mudas, que deve ser de, em média, sete metros por cinco metros, para garantir ventilação e iluminação quando os limoeiros estiverem grandes”.