A única célula que constitui uma ameba é maleável e não possui estruturas de sustentação. O citoplasma se divide em ectoplasma externo - mais rígido - e em endoplasma interno - mais fluido. Têm um vacúolo contrátil ou pulsátil que coordena o volume de água dentro da célula. Além disso, o núcleo é central.
Como se pega ameba? A amebíase intestinal é um doença que ocorre quando o indivíduo se contamina com a ameba Entamoeba histolytica. A transmissão é feita pela via fecal-oral, ou seja, uma pessoa contaminada elimina o parasita nas fezes, e outra, de algum modo, acaba engolindo-o.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de amebíase são: Annita. Benzoilmetronidazol. Doxiciclina.
Cães adultos normalmente não demonstram sinais de infecção por lombrigas, mas, em alguns casos, ocorrem diarreia e vômito. Os filhotes têm maior risco, e a diarreia é um sinal comum. Além disso, os filhotes podem até vomitar as lombrigas inteiras, ou elas podem aparecer nas fezes.
A posologia de Albendazol varia de acordo com o verme intestinal e com a forma farmacêutica em questão. Os comprimidos podem ser mastigados com o auxílio de um pouco de água, principalmente em crianças, podendo também ser triturados. No caso da suspensão oral, basta beber o líquido.