Uma área de tecido anormal no interior ou no exterior do corpo que pode aumentar ou mudar de aparência, podendo ou não ser cancerígeno. Explicação: As lesões podem não ser causadas por doenças subjacentes. Alguns exemplos comuns incluem marcas de nascença, picadas de inseto ou cicatrizes.
1) Leucodermias ou Acromias: manchas brancas ocasionadas pela diminuição e ausência de melanina, respectivamente. Esses sintomas são comuns no albinismo, vitiligo e pitiríase versicolor - popularmente conhecida como pano branco; 2) Hipercromias ou manchas escuras: acontecem devido à produção excessiva de melanina.
A lesão celular reversível ocorre quando a célula agredida pelo estímulo nocivo sofre alterações funcionais e morfológicas, porém mantém-se viva, recuperando-se quando o estímulo nocivo é retirado ou cessa.
Metaplasia é uma alteração reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal, é substituída por outra de outro tipo celular. Pode ser interpretado como uma tentativa do organismo de substituir um tipo celular exposto a um estresse a um tipo celular mais apto a suportá-lo.
Dessa forma, o termo metaplasia demonstra que há uma zona transformação do epitélio glandular (delicado) em epitélio estratificado (resistente). Esse é um fenômeno natural não patológico que ocorre em mulheres sexualmente ativas.