Um sistema de informação gerencial (SIG) é um sistema digital que reuni informações e ferramentas necessárias para a administração de uma empresa, assim ele facilita o gerenciamento de dados e informações visando a maior eficiência do meio produtivo.
Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. ... Os relatórios oferecidos por esses sistemas são: Relatórios programados: Estes relatórios são uma forma tradicional de fornecimento de informações para os gerentes.
SIG - Sistemas de Informações Gerenciais Um SIG produz principalmente três tipos de relatórios: rotina, ocasionais e exceção. Relatórios de Rotina: São produzidos em intervalos programados, variando desde relatórios de controle de qualidade por hora, até relatórios mensais de taxas de absenteísmo.
O sistema de informação contábil é um dos tipos de sistema de informação que pode existir e ele possibilita que as empresas tomem decisões no tocante aos aspectos financeiros e gerenciais, o que permite que esses processos sejam analisados e avaliados de forma mais eficiente.
Sistema de informação é um conjunto formado por pessoas, software, hardware, procedimentos e dados. O sistema de informação é responsável por difundir as informações através da organização (O' Brien, 2000). De acordo com Araújo (1999), um SI deve ser flexível, fácil de usar, responsivo, comunicativo e rentável.
Segundo a doutrina contábil “a finalidade da contabilidade é registrar, controlar e demonstrar os fatos que afetam o patrimônio, objetivando fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
O REAL OBJETIVO DA CONTABILIDADE. Alguns pensadores da ciência contábil indicam que o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais.
O objetivo da contabilidade consiste em gerar informações para o controle e a tomada de decisões. II. As três finalidades básicas para as quais se usa informações contábeis são: planejamento, controle e auxílio no processo decisório.
A Contabilidade permite o controle da movimentação do Patrimônio das empresas. ... As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.
objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais.
Alguns exemplos de usuários da contabilidade são: os fornecedores, os investidores, o governo, os funcionários e os bancos. De um modo geral, podemos dividir estes usuários em dois grandes grupos, quais sejam os usuários internos e os usuários externos.
A contabilidade é importante para os seguintes grupos de interesse da informação contábil: a) Usuários externos – Bancos, Fornecedores, Governos, etc. ... b) Usuários internos: - Sócios, acionistas e investidores (pelo retorno dos investimentos e a segurança da aplicação).
Podemos considerar:
Portanto, as características qualitativas fundamentais são: RELEVÂNCIA e REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA. Além disso, a informação contábil-financeira pode ser melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.
Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é Completa, Neutra e Livre de erro material.
Contabilidade Geral - Características da informação contábil As informações geradas pela Contabilidade devem propiciar aos seus usuários base segura para as suas decisões, pela compreensão do estado em que se encontra a entidade, seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece.
1.
De acordo com o CPC 00 (R1) os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis são as características qualitativas das informações contábil-financeiras, descritas como fundamentais, sendo Relevância e Representação Fidedigna, e de melhoria, sendo, Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e ...
47): Informação “precisa, completa, econômica, flexível, confiável, relevante, simples, em tempo e verificável”. Sobre essas características observa-se mais a diante. Para Martins (2003, p.
São características qualitativas de melhoria a comparabilidade, a verificabilidade, a tempestividade e a compreensibilidade. Elas são características qualitativas de melhoria, pois melhoram a utilidade da informação, que já é relevante e é representada com fidedignidade (características qualitativas fundamentais).
➢ Características qualitativas de melhoria: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade. Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.
São três características qualitativas da informação contábil, conforme o MCASP: a) compreensibilidade, comparabilidade e verificabilidade.
a Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Útil.
As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.
Para fins das normas de auditoria, materialidade para execução da auditoria significa o valor ou valores fixados pelo auditor, inferiores ao considerado relevante para as demonstrações contábeis como um todo, para adequadamente reduzir a um nível baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não ...
A verificabilidade significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo, quanto ao retrato de uma realidade econômica em particular ser uma representação fidedigna.
Que se consegue verificar; que pode ser alvo de verificação: mecanismo tecnológico verificável. Etimologia (origem da palavra verificável).
O conceito de valor preditivo é definido pelo FASB (1990, p. 33) como a qualidade da informação em auxiliar os usuários a aumentar a probabilidade realização de previsões corretas sobre os efeitos de eventos passados e presentes.
São Princípios de Contabilidade: o da ENTIDADE; o da CONTINUIDADE; o da OPORTUNIDADE; o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; o da COMPETÊNCIA; e o da PRUDÊNCIA.