As mitocôndrias são as responsáveis pela respiração celular. Nesse processo, as moléculas orgânicas reagem com o oxigênio, formando gás carbônico e água. Ocorre, então, a liberação de energia, que é armazenada em moléculas de ATP (adenosina-trifosfato).
Ela ocorre no citoplasma da célula de qualquer ser vivo, seja ele anaeróbio, seja aeróbio.
mitocôndrias
C6H12O6 + 6 O2 + 6 CO2 + 6 H2O + Energia Nessa equação é possível identificar que a molécula de glicose (C6H12O6) é dividida, de modo que possa originar as substâncias mais simples (CO2 e H2O).
A respiração das plantas é diferente da fotossíntese, embora os dois fenômenos mantenham a plantinha viva. Um produz alimento, o outro, a troca de gases com a atmosfera. Se a planta ficar em um ambiente sem oxigênio, vai morrer. Respirar não é só uma simples troca de gases.
Durante a respiração, os vegetais absorvem o oxigênio do ar, eliminam gás carbônico e liberam a energia. ... Assim, quando respira, a planta libera a energia da glicose por ela fabricada. Este é o mesmo processo que acontece nos animais e nos seres humanos.
Resposta. Ao respirarem, inspiram oxigênio e expiram gás carbônico. As plantas também realizam esse processo de respiração. ... Na respiração ocorre o contrário: a planta absorve oxigênio e libera gás carbônico, assim como ocorre com os animais.
As plantas realmente consomem oxigênio no processo de respiração. De dia, com a luz do Sol, isso é compensado pela fotossíntese, que absorve gás carbônico do ar e libera oxigênio. À noite, elas roubam de volta um pouco do que produziram. Mas fique tranquilo: não vai faltar ar no seu quarto.