A linha de vida, também conhecida como linha de ancoragem, é um equipamento de proteção coletiva amplamente utilizado em trabalhos em altura. Sua estrutura permite a conexão e suporte de uma quantidade determinada de equipamentos individuais.
Nenhum profissional não habilitado profissionalmente deve e pode projetar linha de vida. A Montagem da linha de vida deve ser feita por profissional habilitado.
Alguns dos instrumentos que compõem a linha de vida móvel para telhados são:
A Linha de Vida é um equipamento fundamental para a segurança dos colaboradores que atuam no Trabalho em Altura. Isso porque permite que o trabalhador se locomova em segurança quando está trabalhando a mais de dois metros de altura do chão.
Como utilizar o Trava Quedas? Caso você esteja usando o modelo tradicional, a primeira coisa a se fazer é aplicar somente a corda ou cabo de aço com a espessura correta. Abra o Trava Quedas seguindo as instruções da fabricante para colocar a corda na parte interna.
Trava-Quedas Retrátil Esse dispositivo é retraído ou estendido através de uma mola, que irá ser acionada quando necessário, dependendo dos movimentos verticais do colaborador. O sistema é acionado da mesma maneira: ao sofrer um impacto, que seria causado por uma queda por exemplo, o produto entra em funcionamento.
O Trava-Quedas é um dispositivo mecânico de travamento que deve fazer a ligação entre o cinto de segurança e o ponto de ancoragem que servirá para evitar que o trabalhador sofra uma queda durante o trabalho.
Como utilizar o talabarte corretamente? O talabarte de retenção deve ser ancorado, sempre acima do ponto de conexão dorsal ou peitoral, desta forma a distância de queda livre será menor, proporcionando maior segurança e conforto ao trabalhador.
De acordo com a NR-35, o Talabarte e o dispositivo Trava-Quedas devem estar fixados acima do ponto de conexão do cinto do trabalhador, ajustados de modo a restringir a altura de queda e assegurar que, em caso de ocorrência, minimize as chances do trabalhador colidir com estrutura inferior em situação de queda.
Os modelos de talabarte são feitos de uma corda de corda, principalmente fibras artificiais trançadas (nylon), couros ou fios etc. ... Os talabartes podem ter um recurso de absorção de choque ou simplesmente ser uma conexão curta que se conecta a uma linha de vida ou a um ponto de ancoragem de proteção contra quedas.
O trabalho em altura envolve diversos riscos, não só o de queda, mas diversos como choque elétrico, riscos derivados de trabalho em espaços confinados, dentre muitos outros que irão variar de acordo com a ocupação.