Antes de administrar a medicação, conferir o n.º do leito e chamar o paciente pelo nome. Não administrar medicamentos preparados por outra pessoa. Não deixar a bandeja no quarto do paciente caso tenha que voltar ao posto de enfermagem. Não permitir que familiares administrem a medicação.
Para ser eficientes, devem ser tomados no mesmo horário e administrados no intervalo correto, que varia entre 6, 12 e 24 horas, dependendo da tecnologia de cada medicamento.
Este tipo de interação é mais comum quando se toma dois remédios diferentes juntos, que não devem ser misturados, mas também pode acontecer devido à ingestão de alimentos junto com alguns remédios e até devido à presença de doenças no corpo, por exemplo.
Não, desde que seja receitado pelo médico. O risco que se corre é de dar antibiótico para resolver algo para o qual ele não funciona e só o médico tem condições de avaliar isso. Como qualquer outro medicamento, tomar por conta própria oferece dois riscos: o de fazer mal e o de não adiantar nada.
Com base no tipo e gravidade da doença, bem como a classe de antibióticos e seu tempo de vida, o médico prescreve o remédio para dez dias, sete dias, três dias... Esse período deve ser respeitado, mesmo que você deixe de apresentar sintomas da doença que está tratando.
Dicas para não esquecer de tomar o antibiótico
A primeira e principal recomendação de muitos médicos especialistas, ao prescreverem um antibiótico, é para que o paciente tome o remédio até o fim – para evitar a chamada resistência bacteriana, quando a bactéria “se fortalece” e pode não responder mais ao medicamento.
Para adultos e crianças acima de 40 kg, a dose recomendada é de 250 mg via oral, 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas. Em infecções mais graves, o médico pode sugerir o aumento da dose para 500 mg, 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas ou 750 mg, 2 vezes ao dia, a cada 12 horas.
Não é possível estabelecer uma regra fixa, pois a análise depende do antibiótico e da fase do tratamento. De modo geral, adiantar é melhor do que atrasar. Mas não se deve alterar o horário em mais de 30 minutos.