Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
Vírus
Os principais sintomas das DSTs são:
São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C. As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas pode surgir também em outras partes do corpo (ex.: palma das mãos, olhos, língua).
As IST mais conhecidas
São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C. As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas podem surgir também em outras partes do corpo (ex.: palma das mãos, olhos, língua).
Tricomoníase vaginal: É a infecção da vagina causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Causa corrimento purulento, de cor amarela esverdeada, com odor desagradável em 70% dos casos.
As principais causas de corrimento vaginal com mau cheiro são: Vaginose bacteriana, que corresponde a uma infecção na vagina normalmente causada pela bactéria Gardnerella sp. e que leva ao aparecimento de corrimento amarelo ou acinzentado e de cheiro forte e desagradável semelhante à peixe podre.
Remédios indicados: No caso de corrimento amarelado, o ginecologista pode recomendar o uso de:
Por isso, quando o corrimento vaginal não é uma secreção transparente e tem cor branca, amarela, verde, rosada ou marrom pode indicar diferentes problemas como infecções vaginais por exemplo, sendo importante consultar o ginecologista para tratar o problema.
Basta pensar que cada pessoa tem um cheiro único. Com a vagina, a regra é a mesma. Vale dizer que muitas coisas podem influenciar no odor das secreções, como diferentes métodos contraceptivos, medicações, hábitos alimentares e higiênicos. Os períodos menstruais podem deixar o odor mais forte.