Orientação, equilíbrio, ritmo, adaptação, acoplamento ou sincronização, reação e diferenciação fazem parte desse tipo de capacidades físicas. Especificamente, as capacidades coordenativas são aquelas que permitem que uma pessoa execute movimentos com eficácia, precisão e economia.
Hirtz (1986), define as capacidades coordenativas como uma classe das capacidades motoras que em conjunto com as capacidades condicionais e as habilidades motoras, permitem retirar rendimento do corpo, e que são determinadas na sua essência através de processos de condução nervosa.
São receptores sensoriais: os fusos neuromusculares e os órgãos tendinosos de Golgi. ... Tanto os fusos neuromusculares quanto os órgão tendinosos de Golgi também são capazes de informar os centros superiores de controle motor sobre alterações que estejam ocorrendo nos músculos.
Um tenista deve desenvolver suas habilidades físicas condicionais, mas também deve refinar todas as suas habilidades coordenativas para reagir adequadamente a cada golpe de seu oponente, sincronizar movimentos sem se desorientar e chegar com precisão para executar seus próprios golpes (RFET, 2013).
As capacidades coordenativas, por outro lado, estão ligadas à disposição ordenada das ações para cumprir um objetivo. Orientação, equilíbrio, ritmo, adaptação, acoplamento ou sincronização, reação e diferenciação fazem parte desse tipo de capacidades físicas.
Capacidades condicionais são desempenhadas através de valências, gerando energia, funções metabólicas e desenvolvimento muscular. Seriam capacidades condicionais: resistência; força; velocidade e flexibilidade.
As capacidades físicas são divididas em capacidades condicionais e capacidades coordenativas. As capacidades físicas condicionais estão ligadas à possibilidade de fazer um movimento no menor tempo possível (velocidade), para manter um esforço prolongado (resistência), permitir o máximo percurso possível de uma articulação (flexibilidade) e superar uma resistência através de tensão (força).
É a capacidade de produzir, através do movimento, um ritmo externo ou interno. Isso inclui as mudanças dinâmicas características em uma sequência de movimentos a serem feitos durante a interpretação motora.
Antes de tudo, quando falamos em capacidades físicas, estamos falando em competências condicionantes da vida humana, ou seja, são qualidades físicas que utilizamos diariamente para realizar os mais diversos movimentos: resistência, força, flexibilidade, agilidade e velocidade.
Estes aparecem como elementos essenciais das atividades esportivas, embora sempre existam alguns que predominam sobre outros, dependendo do esporte ou da disciplina praticada.
As capacidades físicas podem ser assim definidas: Page 3 AGILIDADE: "Capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudança de direção." FLEXIBILIDADE: "Capacidade de realizar movimentos em certas articulações com amplitude de movimento apropriada."
Os proprioceptores são receptores encontrados mais internamente na musculatura, aponeuroses, tendões, ligamentos, articulações e no labirinto, apresentando função reflexa locomotora e postural. Podem produzir impulsos conscientes ou inconscientes.
De Rose e Tricoli (2005) enfatizam sete capacidades coordenativas ou psicomotoras importantes ao basquetebol: percepção espaço-temporal, seleção imagem-campo, coordenação multimembros, coordenação óculo-manual, destreza manual, estabilidade braço- mão e precisão.
Essa habilidade é especialmente importante, tanto para esportes técnicos quanto para esportes de combate e para jogos esportivos, uma vez que o atleta deve mudar de posição no espaço consecutivamente e de várias maneiras. É uma capacidade fundamental para esportes coletivos ou coletivos.
As capacidades coordenativas fazem parte das chamadas capacidades físicas: as condições do organismo que geralmente estão ligadas ao desenvolvimento de uma determinada ação ou atividade. Essas habilidades são estabelecidas pelos genes, mas podem ser aperfeiçoadas através do treinamento.
É importante ressaltar que as habilidades físicas devem ser trabalhadas desde a infância e a adolescência, na forma de treinamento técnico, para alcançar o desenvolvimento motor adequado.
sobre a posição da cabeça, colaborando desta forma para a manutenção do equilíbrio; ❖ analisadores acústicos – informam-nos dos sons e ruídos; ❖ analisadores cenestésicos – através deles recebemos informações sobre as tensões produzidas pelos músculos.
O nível de expressão dessa habilidade facilita que o atleta tenha uma ordenação adequada de seus movimentos parciais com sincronização precisa e uma boa percepção do próprio corpo (Vallodoro, 2008).
As capacidades motoras foram analisadas através dos testes: Força, Jump Test; Coordenação, Teste de Burpee; Equilíbrio, Teste flamingo; Flexibilidade, Teste de Sentar e Alcançar; Agilidade, Teste de Shuttle Run.
Para o desenvolvimento das capacidades motoras, dois fatores influenciam como a sobrecarga usada e o nível do treino. A sobrecarga usada deverá ser acordo com o objetivo de cada pessoa. ... As capacidades motoras como força, resistência e velocidade vão ser atingidas quando houve um certo nível de treino.
Geralmente, são divididas em: Força, velocidade, resistência e flexibilidade. Capacidade coordenativas é determinada pelos processos de controle motor e regulação do sistema nervoso central, possui execução, domínio dos gestos técnicos .
Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade. (MARQUES & OLIVEIRA, 2001).
Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos.
As capacidades físicas básicas nada mais são do que todo atributo físico treinável em um corpo humano. Falando de uma forma mais simples de compreender, são todas as qualidades físicas e motoras que podem ser estimuladas, treinadas e melhoradas.