O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos do interior do núcleo celular e nas mitocôndrias.
DNA e RNA são ácidos nucleicos que possuem diferentes estruturas e funções. ... A pentose presente no DNA é a desoxirribose, já no RNA trata-se da ribose e, por isso, a sigla DNA significa ácido desoxirribonucleico e RNA é o ácido ribonucleico.
Durante o processo de replicação e duplicação do DNA, ocorre a separação das fitas de DNA pela quebra das pontes de hidrogênio. ... Porém, a ligação dessas bases ocorre SEMPRE no sentido 5' ---> 3' da fita de DNA, então biólogos dizem que o sentido da vida é 5' ---> 3'.
A replicação do DNA ocorre na interfase e precisa ser fiel e precisa para garantir a estabilidade. ... Primeiramente ocorre a separação das fitas de DNA (desfaz a hélice) no sentido 5'-3' pela enzima DNA Helicase. Ocorre então a síntese da uma nova fita e esta sempre se dá no sentido 5'-3'.
Os sistemas de reparo de DNA consistem em mecanismos essenciais que protegem a integridade do genoma e garantem a evolução de organismos vivos na terra. A reparação ocorre em todas as células e em todos os organismos.
Mecanismos de reparo de dano no DNA
Resposta. Dois caminhos envolvidos no reparo das quebras da hélice dupla de DNA são as vias da união das extremidades não homólogas e da recombinação homóloga. Na união de extremidades não homólogas, as duas pontas quebradas do cromossomo são simplesmente coladas juntas novamente.
Os mecanismos de reparo de DNA nos protegem de câncer, mas os mesmos mecanismos também protegem as células tumorais contra os quimioterápicos que lesam o DNA, os mecanismos de reparo estão relacionados a mecanismos de resistência de células tumorais, o que pode inviabilizar ou prejudicar as chamadas quimioterapias.