O teatro moderno é feita de forma a ser bastante rico em símbolos e ideias, elementos psicológicos e expressionistas que visam descrever a realidade atual e suas nuances. A teatro moderno está bastante ligado com o cotidiano do povo e ao improviso.
Resposta. O teatro o qual nós conhecemos hoje, surgiu na Grécia Antiga, no século IV a.C. No theatron, local onde se realizava as apresentações, eram celebradas cerimônias religiosas em honra a Dionísio, deus grego do vinho.
Fazer teatro é trabalhar em equipe. ... Portanto, a atividade teatral proporciona a interação social de forma natural. Há comunicação e convivência com pessoas de diferentes personalidades e visão de mundo, que viveram outras experiências e que, juntas, contribuem para o desenvolvimento pessoal de cada um.
O teatro com grupos formados por atores brasileiros só se estabeleceu a partir do Século 19, abrindo a área para o florescimento da comédia de costumes e teatro burlesco. Foi só no Século 20, com os grupos universitários, que o nosso teatro se modernizou.
A modernização do teatro brasileiro não decorre unicamente da encenação de Vestido de Noiva (1943), de Nelson Rodrigues, mas foi o resultado de uma série de tentativas de renovar a cena nacional.
As apresentações eram feitas ao ar livre, em construções de formato semicirculares. Havia um espaço para as representações, chamado de orquestra. O lugar para acomodar o público era a arquibancada, construída em encostas montanhosas, o que facilitava a acústica.
As principais características do teatro moderno são uma diminuição das fronteiras e expansão pelo mundo, juntamente com obras simbólicas, com descrição da realidade e presença de intelectuais em sua composição.
Téspis de Icária, segundo fontes da Grécia Antiga e, em especial, Aristóteles, foi a primeira pessoa a aparecer em um palco como ator, desempenhando um personagem em peça teatral. Outras fontes o colocam como dramaturgo, introduzindo o conceito de protagonista e da técnica deste contracenar com o coro.
Resposta: o crescente movimento de grupos independentes dos anos 50 , teve como repercussão o aparecimento de dois grupos que confirmaram o eixo do modelo de grupo do século xx: o arena ( 1953) e o Oficina ( 1958) ambos grupos instalaram uma forma de fazer teatro na Qual predominou o projeto coletivo.
padre José de Anchieta
No Brasil, o teatro surgiu no século XVI através das composições teatrais escritas pelos padres Jesuítas nas ações de divulgação da fé religiosa entre os índios. Foi só a partir do século XIX com a chegada da corte portuguesa no Brasil que a arte de representar começou a se desenvolver de forma mais intensa.
A história do teatro no Brasil surgiu no século XVI, quando o Brasil se tornou colônia de Portugal, tendo como objetivo catequizar os índios. ... Os jesuítas trouxeram, junto à catequização, influências culturais, como a literatura e o teatro.
Teatro Olímpico
Téspis de Icária, segundo fontes da Grécia Antiga e, em especial, Aristóteles, foi a primeira pessoa a aparecer em um palco como ator, desempenhando um personagem em peça teatral.
Ele arriscou transformar o sagrado em profano, a verdade em faz-de-conta, o ritual em teatro, pela primeira vez, diante de outros, mostrou que poderíamos representar o outro. Este acontecimento é o marco inicial da ação dramática.