No cabeçário da certidão também é possível identificar o cartório, que nesse caso é o do 6º Subdistrito Brás, localizado no Distrito de São Paulo. A informação do cartório onde foi registrado a certidão é fundamental, pois pode haver um registro com mesmo número de livro, folha e termo, porém em cartório diferente.
O assento de nascimento é o ato lavrado a época do Nascimento, no livro especifico no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais.
Os eventos são muitas vezes oficialmente registrados ou gravados em uma data posterior ao acontecimento. ... Uma maneira de ter certeza seria pedir uma certidão de nascimento completa, que teria, é claro, registrada a data real do evento de nascimento.
25 de abril de 1874
Antes da lei que regulamentava o cartório de registro civil, não havia um registro oficial. Todos os documentos relacionados eram feitos em assentamentos de paróquias. ... Com a regulamentação dos cartórios, passaram a ser feitos os registros e emissões de certidões de nascimento, casamento e óbito.
No Brasil, com o advento da República (1889) e a separação entre Estado e Igreja formalizou-se os cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais. Até então, os nascimentos, casamentos e óbitos eram registrados pelas paróquias.
Termo de Provisão de Pero da Costa, o primeiro Tabelião oficialmente designado no Brasil em 1565 na cidade do Rio de Janeiro.
Foi criado o Primeiro Regulamento de Registro Civil, através do Decreto 798 de 18 de janeiro de 1852, que declarava não ser afetado o Registro Religioso, regulado pelo Concílio Tridentino e das Constituições do Arcebispado da Bahia, em seu §70 do Título 20, quanto aos batismos e sobrestada por Decreto de 29 de janeiro ...
Considerada tanto o primeiro documento da História brasileira como o primeiro texto literário do Brasil, a carta que o escrivão Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei d.