Aquiles foi o herói grego que mais se distinguiu na guerra de Tróia, celebrado nos versos de Homero. Conta a lenda que o único ponto vulnerável no seu corpo era o calcanhar e que morreu vítima de uma flecha envenenada que lhe atingiu exatamente o calcanhar.
Heitor era filho de Príamo, rei de Troia, e de Hécuba, e marido de Andrómaca, de quem teve um filho, Astíanax. O príncipe Heitor era o comandante das tropas de Troia na guerra contra os Gregos.
O argumento principal da Ilíada é a ira funesta de Aquiles, principal herói grego que se retira do campo de batalha após ter sua honra heróica ultraja por Agamêmnon, senhor de heróis. O Canto XXII trata da morte de Heitor, príncipe e defensor dos troianos, e o ultraje ao seu cadáver.
O estopim do conflito armado foi o sequestro de Helena, esposa do rei espartano Menelau, por Páris, príncipe de Troia. Diz a lenda que ela era tão bonita, que o irmão de Menelau, Agamemnon, rei de Micenas, juntou suas tropas para invadir as muralhas de Troia e tentar resgatá-la.
Em busca da mulher prometida por Afrodite, o pastor Páris descobre sua verdadeira identidade e se apaixona por Helena de Esparta, desencadeando a Guerra de Troia. Assista o quanto quiser.
O cavalo de Troia foi um símbolo da Guerra de Troia, responsável pela consolidação do conflito no imaginário popular. Esse suposto presente dado pelos gregos aos troianos ao final da guerra fez parte de uma artimanha criada por Odisseu, grande estrategista, para que os gregos vencessem o conflito.