Literatura. O Romantismo foi o movimento artístico e cultural que marcou a ascensão da burguesia e da individualidade, nos séculos XVIII e XIX. ... As obras românticas baseavam-se, então, em valores da burguesia, classe social que substituía a elite absolutista em diversos países.
O século XIX foi marcado pela criação de um dos mais importantes movimentos literários: o Romantismo. Caracterizado pela idealização amorosa, a subjetividade, presença do pessimismo e o sentimento nacionalista, essa escola buscou atender as necessidades do novo público vigente: a burguesia.
Verificado por especialistas O ideal de patriotismo do romantismo pode ser visto nos movimentos de independência que eram presenciados na época. ... O nacionalismo também mostra a relação do romantismo com os movimentos históricos da época, um clássico que mostra isso é a obre "Viagens na minha terra”.
As principais características da pintura romântica são: Corte com o academicismo neoclássico; O artista emancipa-se da encomenda e faz a sua obra baseado nos impulsos da sua alma e na sua própria inspiração; ... O pintor lança um olhar subjetivo sobre o mundo objetivo e apresenta-nos uma imagem filtrada pelas suas emoções.
As características da pintura romântica não eram inequívocas e diferiam por país, mas o tema principal era a imaginação e a expressão subjetiva do artista individual. Muitas vezes a realidade foi representada de maneira um tanto idealizada. A natureza foi experimentada como “animada”.