A comunicação interna tem papel estratégico para o negócio. Ela é responsável por alinhar os valores e objetivos da empresa com os funcionários, contribui para o clima organizacional, e mantém a equipe informada, motivada e engajada.
A comunicação interna garante que os colaboradores estejam totalmente alinhados ao discurso oficial da empresa, assim como a seus valores e crenças. E isso, tanto nos bons, quanto nos maus momentos, é um diferencial que ajudará a fortalecer o seu negócio e a desfazer mal entendidos ou boatos.
Segundo Stoner e Freeman (1999), quatro fatores influenciam a eficácia da comunicação nas organizações: canais formais da comunicação, estrutura de autoridade, especialização do trabalho e a propriedade da informação.
Além da elevação da produtividade, da obtenção de um diferencial competitivo e da economia de recursos, a boa comunicação interna nas empresas promove a valorização da equipe de trabalho. Ela também favorece a integração entre os colaboradores e sua relação com a missão e os valores da organização.
Comunicação interna é a transmissão e compartilhamento de informações dentro da empresa, tendo como público-alvo os colaboradores. Seu objetivo é alinhar as atividades dos profissionais à cultura organizacional, garantindo que todos fiquem bem informados e engajados em seu trabalho.
Portanto, o principal benefício de uma eficiente comunicação interna e externa é o fortalecimento entre ambas e a construção de relacionamentos sólidos, compartilhando os objetivos da empresa e fortalecendo essas relações, visando à satisfação de todos os envolvidos.
A chamada comunicação interna se refere ao relacionamento entre o público interno de uma organização: seus colaboradores, prestadores de serviços e terceirizados. ... A comunicação externa, por outro lado, é direcionada para clientes, consumidores, concorrentes, governo e sociedade em geral.
A comunicação externa é aquela que transmite a imagem desejada pela empresa para o público de fora. Uma das finalidades da comunicação externa é divulgar projetos, novidades, ações realizadas e outras informações que sejam interessantes para o público de fora. ...
Quanto mais efetiva e dinâmica a comunicação interna, menos impacto negativo haverá em casos de crises – que, inclusive, podem ocorrer em qualquer organização. Se comunicar da maneira correta em uma crise pode ser o grande diferencial entre sair com o mínimo de prejuízo ou a falência total de uma empresa .