A Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma revolta ocorrida no estado de São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas. As elites paulistas buscavam reconquistar o comando político que haviam perdido com a Revolução de 1930, pediam a convocação de eleições e a promulgação de uma Constituição.
A Revolução Constitucionalista de 1932 é uma consequência direta da Revolução de 1930 — o levante armado que derrubou Washington Luís da presidência, impediu Júlio Prestes de assumir e levou Getúlio Vargas ao cargo de presidente do Brasil.
A Revolução Constitucionalista (de 1932) terminou com a repressão violenta por parte do governo, com a morte de diversos dos manifestantes que resistiram às investidas do exército e a prisão de tantos outros.
Derrota militar, vitória política. Os rebeldes paulistas que enfrentaram as tropas federais de Getúlio Vargas, de 9 de julho a 4 de outubro de 1932, perderam nas trincheiras, mas puderam comemorar o sucesso de seus ideais, na luta pela liberdade e pela democracia.
Resposta. Local da revolta: No estado de São Paulo visava a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e o retorno à Constituição de 1891. ... Resultado: Ao ver seu governo em risco, Getúlio Vargas dá início ao processo de reconstitucionalização do país, levando à promulgação em 1934 de uma nova constituição.
Verificado por especialistas As primeiras medidas tomadas por Vargas ao assumir o comando do Brasil foram de desmantelar o Coronelismo e sua Política de Café com Leite, promulgar uma nova Constituição e preparar o país para o processo de industrialização.
A Revolução Constitucionalista de 1932 representa o inconformismo de São Paulo em relação à ditadura de Getúlio Vargas. ... Uma das principais causas do conflito foi a ruptura da política do café-com-leite - alternância de poder entre as elites de Minas Gerais e São Paulo, que caracterizou a República Velha (1889-1930).
A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado iniciado em 9 de julho de 1932, liderado pelo estado de São Paulo, que defendia uma nova Constituição para o Brasil e atacava o autoritarismo do Governo Provisório de Getúlio Vargas.
Os revolucionários de 1932 (ou seja, os Constitucionalistas paulistas) reivindicavam a reabertura do Congresso (e das Assembleias Legislativas), a formação de uma Assembleia Constituinte e o fim dos abusos políticos cometidos por Vargas (que, por exemplo, havia afastado do poder Presidentes de estado, o que chamaríamos ...
O movimento da Revolução Constitucionalista foi derrotado, porém sua causa pode ser considerada vitoriosa pois a partir do movimento diversos setores pressionaram o presidente para que iniciasse o processo de elaboração de uma nova Carta Constitucional.
Jornais governistas foram empastelados e incendiados, mas o fato mais grave foi o ataque à sede da Legião Revolucionária, pois a reação dos legionários, em defesa do prédio e de suas vidas, resultou em vários feridos e na morte de quatro jovens, cujos nomes resultaram na formação da sigla MMDC - homenagem a Martins, ...
O período era de afixação de diferenças entre as elites provenientes das antigas diferenças coloniais. Quando os interesses econômicos passam a divergir, os grupos que dominam o cenário político optam por medidas que distanciam-se entre si. Abraço!
Resposta. A revolução não obteve apoio pois o principal estado contrario a vargas era São Paulo(principalmente devido a politica do café com leite), onde incendiou a revolta,. Embora eles tenham sido reprendidos rapidamente, houve uma vitoria social, com a formulação da constituição de 34.
Os paulistas resistiram por três meses depois foram serrotados militarmente pelas forças de Getúlio Vargas. Os resulta foram: reconstitucionalização do pais, a elaboração de uma constituição promulgada, a convocação da Assembleia Nacional Constituinte em 1934, atc.
Os grupos que lideraram o movimento de 1932 foram as oligarquias, que tentaram retomar a presidência perdida após o rompimento da República do Café com Leite em 1930, com o golpe de Getúlio. As oligarquias queriam o auxílio da Minas e do Rio Grande do Sul, porém não teve ajuda e perderam nessa revolta.