A taxa de incidência é o número de novos casos de uma doença, dividido pelo número de pessoas em risco. A taxa de prevalência é calculada usando o número de indivíduos afetados em determinado momento, dividido pelo número total de pessoas.
total de pessoas-ano em risco = 2,5 + 3,5 + 1,5 + ... + 1,5 = 26 pessoas-ano. Desta forma, a densidade de incidência para o desfecho de interesse (x) pode ser estimada através de Id = 5/26 = 0,1923, ou 19,2 casos por 100 pessoas-ano de seguimento.
1-3 A densidade de incidência é uma medida de velocidade, expressa na forma de taxa. Ao contrário da incidência cumulativa, sua interpretação é difícil em nível individual.
A taxa de incidência é calculada da seguinte forma: O numerador refere-se estritamente à primeira manifestação da doença. A unidade da densidade de incidência deverá incluir sempre uma dimensão de tempo (dia, mês, ano, etc.).
Proporção – quociente entre duas medidas, estando o numerador incluído no denominador. Pode ser usada para estimar a probabilidade de um evento.
Exemplo. Divida o número 120 em partes inversamente proporcionais aos números 4 e 6. Portanto, ao dividirmos o número 120 em partes inversamente proporcionais aos números 4 e 6, obtemos 72 e 48. A proporção é definida como a igualdade entre duas razões.