Fase LOGARITIMICA OU EXPONENCIAL, começam a se dividir e já estão adaptadas absorvendo nutrientes, crescendo e se multiplicando. c) em que condições a fase lag não é observada? ... Por haver uma carência de nutrientes, e acúmulos de produtos tóxicos no meio, o que leva a próxima fase (declínio) e morte bacteriana.
Fase exponencial (ou "EXP") Após um curto período de aceleração, a taxa de crescimento da população microbiana torna-se constante, isto é, as células sofrem divisão e o seu número duplica após um determinado intervalo de tempo.
Quando uma cultura microbiana desenvolve-se em um sistema fechado, pode-se confeccionar uma curva de crescimento. Esta pode ser dividida em diferentes etapas: lag, log, estacionária e de declínio. Lag: período variável, onde ainda não há um aumento significativo da população.
As bactérias autotrófas poder ser fotossintetizantes ( realizam fotossíntese utilizando a energia luminosa) ou aquelas que utilizam a energia liberada em reações de oxi-redução, para produzir seu alimento. As bactérias heterótrofas podem se alimentar de matéria orgânica morta ou de animais e plantas.
Bactérias são sempre autótrofas, mas elas podem obter energia ou da luz ou de fontes químicas. Algumas bactérias quimiossintetizantes introduzem energia e carbono fixado em comunidades onde a fotossíntese não é possível (por exemplo, fontes no fundo do mar).
Sobre as bactérias elas podem ser autotróficas que produzem matéria orgânica atráves da fotossíntese e quimiossíntese e heterófitas alimentam-se da matéria orgânica morta ou de seres vivos que parasitam.
De acordo com o pesquisador e seus colegas, as bactérias geram eletricidade pela mesma razão pela qual respiramos oxigênio: para remover elétrons produzidos durante o metabolismo e apoiar a produção de energia.
b) As bactérias autotróficas utilizam a energia da luz solar para obter energia para produzir matéria orgânica. As bactérias quimioautotróficas utilizam a energia proveniente da oxidação de substâncias inorgânicas para produzir matéria orgânica.
As bactérias são seres microscópicos que se reproduzem assexuadamente por divisão binária, também chamada de cissiparidade. ... As bactérias se reproduzem assexuadamente por um processo chamado divisão binária, também conhecida como cissiparidade ou bipartição.
De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.
Os cocos podem crescer em pares, cadeias ou aglomerados, dependendo de sua orientação e fixação durante a divisão celular. Ao contrário de muitas bactérias em forma de bacilo, a maioria das bactérias dos cocos não possui flagelos e não é móvel.
Resposta. Por meio da coloração de Gram que é um método de coloração utilizado para diferenciar espécies bacterianas em dois grupos, bactérias gram-positivas e gram-negativas.