A filosofia Just-in-Time tem o objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de forma rápida e sem a necessidade de formação de estoques. Isso faz com que o produto chegue no seu destino no tempo correto, elimina o excesso de estoque e o desperdício, reduzindo custos decorrentes da falta de organização.
O sistema JIT tem como objetivo fundamental a melhoria contínua do processo produtivo. A perseguição destes objetivos dá-se, através de um mecanismo de redução dos estoques, os quais tendem a camuflar problemas.
7 ferramentas lean para a melhoria de processos
A principal diferença entre Just-in-Time e Just-in-Case é que as operações JIT recebem estoque apenas quando ele for necessário para a produção, enquanto que a JIC estoca com antecedência. ... Just-in-Time produz mercadorias mediante pedidos feitos, e Just-in-Case literalmente produz "apenas para garantir".
Como a redução dos tempos de preparação (set-up times) influencia os estoques em processo? Com tempos de preparação mais baixos, dá-se menores estoques, menores lotes de produção com ciclos mais rápidos.
São características principais do Just in Time, exceto:
Existem vantagens em trabalhar com o just in time?
Uma grande desvantagem do sistema de produção Just in time é que ele não se aplica a todos os tipos de negócio. O processo produtivo de produtos que apresentam uma demanda pouco previsível e com grandes oscilações pode enfrentar sérios problemas de abastecimento de materiais.
O Just in Time, que significa “momento certo”, é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques, fazendo com que o produto chegue a seu destino no tempo certo, por isso carrega o nome de Just in Time.
Há desvantagens? As principais vantagens de fabricar apenas o necessário são a quase eliminação total do desperdício no processo de produção e a fabricação de produtos de qualidade.
Os resultados indesejáveis de se pensar apenas na minimização dos gastos são: Lei da oferta e da procura, a empresa não consegue competir com um produto igual, produzido em larga escala e com um preço de mercado reduzido; A empresa pode não estar preparada para mudanças bruscas no mercado (aumento da procura de seus ...
Uma das principais vantagens do just in time é a redução de desperdícios, seja de produtos prontos, matérias-prima ou com recursos destinados à gestão de estoque. Somados, todos esses gastos desnecessários podem afetar o fluxo de caixa da empresa e comprometer sua competitividade no mercado.