A porção da medula espinhal que dá origem a um nervo espinhal constitui um segmento e é neste sentido que se diz que a medula é segmentada. Existem 31 segmentos – 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo.
São ao todo 31 pares, 33 se contados os dois pares de nervos coccígeos vestigiais, que correspondem aos 31 segmentos medulares existentes. São: 8 pares de Nervos Cervicais.
5 segmentos lombares: que originam cinco pares de nervos espinais lombares, que emergem nos forames intervertebrais, inferiormente a sua vértebra correspondente. 5 segmentos sacrais: que originam cinco pares de nervos espinais sacrais. 1 segmento coccígeo:que origina um par de nervos espinais coccígeo.
Assim como a coluna vertebral, a medula espinal é dividida em segmentos: cervical, torácico, lombar, sacral e coccígeo. Cada segmento da medula espinal emite vários pares de nervos espinhais, que saem do canal vertebral através do forame intervertebral.
O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso. Alguns ossos têm um espaço interno central denominado cavidade medular, revestida pelo endosteo, que contém a medula óssea. ... Após a formação dos ossos, a cartilagem pode permanecer em suas extremidades amortecendo e protegendo os ossos.
A busca por um doador compatível Quando um paciente precisa de um transplante de medula alogênico, outra pessoa tem que ser seu doador. Irmãos de mesmo pai e mesma mãe têm 25% de chance de ter herdado a mesma tipagem HLA. Transplantes entre irmãos são feitos há quase 50 anos e tem os melhores resultados.
Por que é tão difícil encontrar alguém compatível? A probabilidade de uma pessoa ser compatível a outra é de uma para vinte mil. O primeiro lugar que a gente procura um doador é na família. A chance de um irmão ser compatível ao outro é de 25%.
Para receber o transplante, o paciente é submetido a um tratamento que ataca as células doentes e destrói a própria medula. Então, ele recebe a medula sadia como se fosse uma transfusão de sangue. Uma vez na corrente sanguínea, as células da nova medula circulam e vão se alojar na medula óssea, onde se desenvolvem.
Para se tornar doador, é preciso fazer um cadastro no REDOME, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Esse é o órgão que promove a busca de doadores no Brasil e nos registros estrangeiros. É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos hemocentros localizados por todo o Brasil.