Raciocínio Analítico é uma disciplina muito importante para quem estuda para concurso público. Na realidade, é muito importante para quem aprender mais rápido, compreender melhor e escrever de forma mais eficiente. Mas não confunda com Raciocínio Lógico, que é uma disciplina tradicional nos certames públicos.
O pensamento analítico é uma forma de pensamento com objetivo de explicar as coisas através da decomposição em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas, e uma vez entendidas tornam possível o entendimento do todo. O comportamento do todo é assim explicado pelo comportamento das partes.
A pessoa analítica, geralmente, gosta de seguir regras e é bastante disciplinada. Também costuma ser mais reservada, comedida e focada. Quando tem uma tarefa, o indivíduo com perfil analítico faz uma profunda análise antes de agir.
Capacidade analítica é a habilidade de produzir informações e conhecimento a partir da análise de dados, que nem sempre estão relacionados de maneira óbvia. Ou seja, é necessário saber organizar de forma lógica informações de diferentes origens e natureza.
Quais as melhores formas para desenvolver a capacidade analítica?
Como lidar com este perfil: basear seus argumentos com fatos e dados é o mais importante ao lidar com colegas analíticos. Sempre cheque se seus números estão corretos e de acordo com os procedimentos internos da empresa.
Analista Tem como características ser detalhista, meticuloso e preocupado. O profissional analista é responsável, muito conservador e organizado. Por isso, é uma pessoa capaz de controlar rotinas repetitivas e processos executados diariamente.