Para ter certeza, teste o HD em outro computador ou procure um adaptador SATA para USB para checar se o sistema o detecta como se fosse um disco rígido externo. Se o HD funcionar como um dispositivo externo com o adaptador, é possível que o problema esteja relacionado com a BIOS ou com a placa-mãe da máquina.
Isso significa que você deve pressionar a tecla F2 para entrar na Configuração (o BIOS)....Para verificar se esse é o motivo de o BIOS não estar detectando o disco rígido, siga estas etapas:
Vá até a pesquisa do windows e digite CMD (Prompt de Comando) . Ao digitar diskpart, poderá solicitar permissão para abrir o programa, aperte sim. No windows 8 abre uma nova janela do Prompt do diskpart. 2 – Com o “list disk”, irá listar os HD's ( HD, SSD, HD externo ou pendrive) que estão conectados.
Usando uma linha de comando
Na barra de pesquisa do Windows busque por Prompt de Comando e execute como administrador. No CMD digite o comando "chkdsk" e pressione enter. O formato do disco será exibido e a partir daí os testes de integridade do disco começam.
Para isso, abra a página Meu computador e clique com o botão direito no ícone do HD e, vá para Propriedades. Na janela que será aberta clique em Ferramentas (na aba da segunda linha). Feito isso, na opção de Verificação de erros, selecione o botão Verificar.
Além de apresentar a temperatura em tempo real diretamente na Barra de tarefas, o HD Tune Free permite executar alguns testes de velocidade e apresenta informações sobre a “saúde” do disco, além de possuir uma ferramenta para buscar por erros diversos no HD.
A primeira providência que você deve tomar é criar uma cópia de segurança dos seus arquivos em um outro local, e depois executar um programa chamado CrystalDiskInfo para verificar a integridade do HD. O programa realizará um diagnóstico completo sobre a situação do disco e no final apresentará um relatório detalhado.
Como vemos na imagem que o produto apresenta, é facilmente identificado o Nº de vezes ligado, e o Nº de horas Ligado, ou seja, o HD acima (instalado no meu notebook), já foi ligado 952 vezes e já possui 2475 horas de uso!!!
Como identificar se meu HD está com problemas?
Sinais que indicam que você deve trocar o HD do seu computador
Como Reparar HD com Seguraça
Os dados estão sendo corrompidos Outro sintoma de HD defeituoso são arquivos corrompidos. ... Além de arquivos corrompidos, outra consequência típica são dados que somem sem explicação, sejam eles arquivos ou programas. Isso ocorre porque provavelmente, em algum setor do HD, já há algum problema em curso.
Como verificar e recuperar o HD O Windows oferece uma ferramenta que verifica e repara os setores danificados do seu HD, conhecida como “chkdsk”. Ela marca os bad blocks físicos como setores ruins e não salva mais nada lá, além de corrigir os eventuais erros de software.
Restauração do sistema:
Arquivos do sistema corrompidos A causa mais comum desse tipo de dano aos arquivos é a interrupção abrupta do fornecimento de energia. Por exemplo, quando o usuário desliga o PC puxando o cabo de força da tomada ou quando há uma queda de energia na rede elétrica.
O comando sfc /scannow verificará todos os arquivos protegidos do sistema, substituindo os arquivos corrompidos por uma cópia em cache que está localizada em uma pasta compactada em %WinDir%\System32\dllcache. O espaço reservado %WinDir% representa a pasta do sistema operacional Windows. Por exemplo, C:\Windows.
Para recuperar arquivos corrompidos, é necessário utilizar programas de diagnóstico próprios. O mais confiável e acessível deles é o EaseUS Data Recovery Wizard, que é fácil de ser utilizado; no entanto, a quantidade de dados que ele pode recuperar gratuitamente é limitada a 500 MB no Windows, e a 2 GB no macOS.