O olhar filosófico define que, para que seja possível a existência do conhecimento, são necessários três fatores fundamentais: a consciência ou existência de um sujeito conhecedor; um objeto a ser conhecido; a relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto.
O que equivale a responder: "o conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possível". Com isso, o filósofo passa a investigar a razão e seus limites, ao invés de investigar como deve ser o mundo para que se possa conhecê-lo, como a filosofia havia feito até então.
O conhecimento científico necessita do empírico como base. É sobre a realidade existente, fruto do conhecimento empírico, que o ser humano irá estudar, procurando por comprovações, como causas e leis que possam ser aplicadas.
Significado de Empírico adjetivo Característica daquilo que se baseia na experiência ou dela resulta. Qualidade do que resulta da prática, da observação e não da teoria.
A ANÁLISE EMPIRICA é aqui entendida como um estudo orientado de resultados da medição da atividade de uma economia. ... Trata-se, portanto, da abordagem quantitativa do objeto fundamental da Economia, enquanto ciência.
Pesquisa empírica é qualquer estudo em que as conclusões são extraídas estritamente de evidências empíricas concretas e verificáveis. Esta evidência pode ser coletada usando estudos de mercado quantitativos e métodos qualitativos de pesquisa de mercado.
A evidência empírica, também conhecida como experiência sensorial, é o conhecimento recebido por meio dos sentidos, especialmente pela observação e experimentação. O termo vem da palavra grega para experiência, ἐμπειρία (empeiría).
"Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas ...
Então, vamos para algumas definições: A ciência básica baseia-se na aquisição de novos conhecimentos e pelo desenvolvimento de teorias, pode-se dizer que toda pesquisa é uma ciência básica podendo gerar novas teorias.
A ciência satisfaz a curiosidade do ser humano. Uma curiosidade básica, essencial, provavelmente ligada à evolução da espécie. ... Queriam fazer apenas o que chamamos hoje de ciência básica: entender o universo. Isso mostra que a curiosidade tem feito a espécie humana avançar ao longo de sua história.
A filosofia da ciência busca fundamentar os processos científicos por meio dos conceitos. Na esteira do que foi dito, a filosofia da ciência (mesmo a filosofia sendo uma espécie de “mãe” das ciências) busca a compreensão e o aprimoramento dos métodos e dos processos de validação científica.
Num sentido fácil de entender, o conhecimento científico exibe limites simplesmente pelo fato de que nem tudo no mundo foi investigado pela ciência. ... Há, porém, outra classe de limites que não são contingentes, e sim intrínsecos ao próprio conhecimento científico. São limites em princípio incontornáveis.