[ Direito ] Que ou quem sofreu execução judicial juntamente com outrem. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: coexecutado. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: co-executado. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: coexecutado.
Significado de Co contração Forma abreviada do prefixo com-, usada para formar novos vocábulos ao se aglutinar com o elemento inicial da próxima palavra, tem o sentido de junção, união, companhia, força.
Elemento com o sentido de companhia, concomitância, simultaneidade (ex.: coadjuvar, co-herdeiro ). Nota: quando possui o sentido de a par e o segundo elemento tem vida autónoma , é seguido de hífen (ex.: co-administração, co-administrador) .
Sabe-se, pois, que, com o Novo Acordo Ortográfico, o prefixo “CO” aglutina-se com o segundo elemento, mesmo quando iniciado por “o” ou “h”: coobrigação, coocupante, cooperar, coordenar, coerdeiro, coautor, cosseno, cotangente, coabitar, coabitante etc.
Consogra e tetravô Consogra é a palavra correta, embora igualmente feia. Trata-se do prefixo latino co ou com, que significa – em comum ou em conjunto. ... Assim também formou-se a palavra consócio ou mesmo compadre. Mas convenhamos, se sogra já não é das palavras mais bonitas, consogra é horrenda.
Significado de Cogestão Administração exercida simultaneamente por duas ou várias pessoas. Sistema administrativo em que, em algumas empresas, a gestão é feita em conjunto com os funcionários, podendo haver partilha dos lucros ou prejuízos. Etimologia (origem da palavra cogestão). Co + gestão.
A co-gestão é um modo de administrar que inclui o pensar e o fazer coletivo, para que não haja excessos por parte dos diferentes corporativismos e também como uma forma de controlar o estado e o governo. É, portanto, uma diretriz ética e política que visa motivar e educar os trabalhadores.
Cogestão significa, então, compartilhamento de poder, constituição de uma rede em que os diferentes espaços convertem-se em instâncias de poder relativo, sujeitos a essas pressões, mas não inteiramente determinados por elas.
Legal= Radical. O prefixo "des" é usado para falar sobre ações contrárias, negativas e que representam uma separação. Os prefixos são usados na Língua Portuguesa com o intuito de formar novas palavras. São classificados como morfemas que aparecem antes dos radicais, com o intuito de alterar o significado.
Nas línguas flexivas, os morfemas constituem a parte variável da palavra. O morfema, com valor gramatical, aparece sempre associado ao lexema, com valor semântico. Ambos podem decompor-se em unidades menores — os fonemas, que não têm significado gramatical nem semântico e que são as unidades mínimas da fonologia.