Segundo ela, para que uma pessoa obtenha a habilitação, ela precisará passar pelas seguintes etapas, nessa ordem:
Você pode estudar lendo, ouvindo/assistindo ou fazendo algo relacionado ao conteúdo que será cobrado na sua prova. Assista aulas ou videoaulas, leia o manual fornecido pela autoescola, faça anotações para revisar a matéria e leia resumos, MAS NÃO fique preso a apenas um estilo.
Estude bastante Legislação de Trânsito, direção defensiva, mecânica básica, cidadania, e primeiros socorros, que são os assuntos que mais caem na prova. Leia as perguntas e as respostas com atenção e releia quantas vezes forem necessárias antes de escolher uma alternativa. Isso evita que você caia nas “pegadinhas”.
As 8 matérias são:
Para consultar as aulas teóricas e práticas realizadas, acesse o portal do Detran (www.detran.sp.gov.br), menu “Serviços Online”, opção “Consulta de Aulas Teóricas” ou “Consulta de Aulas Práticas”, conforme o caso.
Em setembro de 2020, as aulas práticas voltam a ser exigidas, mas apenas cinco horas serão obrigatórias, sendo uma delas noturna. Atualmente, a exigência é de 20 horas. Os candidatos também poderão usar o próprio veículo no exame prático, desde que o carro não tenha mais do que cinco anos de uso.
Depois de passar por todas as aulas teóricas do Curso de Formação de Condutores (CFC) e pela prova de múltipla escolha do Detran, você já pode começar as aulas práticas. Dentro do carro, são necessárias no mínimo 20 aulas de 50 minutos cada, sendo quatro aulas no período noturno.
A legislação permite realizar no máximo 3 aulas práticas por dia. Ex.: duas aulas de carro e uma de moto.
6 – Quanto tempo demora para tirar a primeira habilitação? O prazo estimado é de 90 dias para 1 categoria, caso o candidato seja aprovado em todos os exames logo nas primeiras tentativas. Mas isto pode variar de acordo com a disponibilidade do aluno, agenda de aula prática do CFC e agenda de exames do Detran.
Novos valores Com as mudanças, para fazer a carteira para a categoria A/B (moto e carro), o candidato deve pagar em média entre R$ 1.
A pandemia do novo coronavírus alterou diversos trâmites ligados a automóveis. Desde março, o processo para habilitação teve seu prazo alterado de 12 para 18 meses.
Como obter a primeira habilitação
O candidato à primeira habilitação que não conseguiu concluir o curso teórico de formação de condutores ou passar nos testes teóricos e práticos em 12 meses, a contar da data do requerimento do serviço, pode reiniciar o processo com o reaproveitando de taxas, aulas e exames.
Para iniciar o processo do DETRAN para tirar a 1ª Habilitação, o candidato precisa preencher 4 pré-requisitos:
CNH Social: Inscrições Abertas, Regras, Resultado e Estados Participantes. A CNH Social foi criada para ajudar pessoas de baixa renda que não podem arcar com as despesas relacionadas ao documento. A CNH Social é gratuita e todos que estão dentro do perfil exigido podem tirar o documento sem custo algum.
O programa disponibiliza a primeira CNH nas categorias A ou B, adição de categoria A ou B, alteração para as categorias C, D ou E, renovação e troca pela habilitação definitiva. Das 5 mil vagas para 2021, 3 mil são na modalidade Estudante Habilitado e 2 mil serão destinadas ao Cidadão Habilitado.
Quem pode participar do CNH Social Naturalmente para você participar do programa terá que cumprir com alguns critérios como: Estar registrado no Cadastro Único, ter os informes financeiros devidamente atualizados, não ter registro de infração penal na direção de algum veículo automotor.