O que se sente: na crise renal é comum a pessoa sentir intensa dor nas costas, no final da coluna mais para o lado direito ou esquerdo, mas em alguns casos também pode irradiar para a região abdominal. A inflamação dos rins, bexiga ou ureteres, que causam infeção urinária também pode causar dor no pé da barriga.
Dores nas costas podem ser causadas por simples hábitos errados como sedentarismo, obesidade e tabagismo. Pode ser também uma manifestação de doenças como depressão, fibromialgia, câncer, artrites, hérnia de disco, osteoartrose (bico de papagaio), cálculo renal, aneurisma de aorta, úlcera gástrica, entre outras.
10 formas simples de aliviar a dor nas costas
Remédios caseiros para dores nas costas
Má postura A má postura é uma das principais causas de dor no final da coluna, isso porque a postura incorreta ao sentar, por exemplo, pode causar uma pressão muito grande no cóccix, resultando em dor lombar.
Outras dicas para evitar a sobrecarga na coluna lombar e a dor. Melhor posição para dormir: Não dormir de bruços, mas de lado e com um travesseiro entre os joelhos; ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho; Tipo de colchão: não deve ser muito mole, nem muito duro.
Mas, se mesmo assim ainda for difícil dormir, siga estas técnicas e exercícios que ajudam a pegar no sono em segundos ou minutos:
Posição fetal A posição é considerada uma das melhores para dormir com cólica menstrual porque comprime a região do abdômen, trazendo conforto e proteção. Ficar deitada dessa maneira também deixa a região mais aquecida, o que aumenta a sensação de bem-estar.
Usar um absorvente noturno com a parte traseira mais larguinha pode ser uma boa saída. Outra dica para quem tem o fluxo intenso é trocar o absorvente descartável pelo absorvente de pano.
7 erros de higiene que a gente mais comete quando está menstruada
Como parar a menstruação: 6 formas possíveis