O escape fecal, termo mais técnico para o ato de fazer cocô na roupa, pode ter diferentes motivos, podendo decorrer de impactação fecal em pacientes com constipação, incontinência, ou encoprese.
Crianças com "incontinência fecal" não podem controlar seus movimentos evacuatórios e assim elas sujam suas roupas íntimas. Às vezes as pessoas usam a palavra "soiling" ou "encoprese" para significar a mesma coisa. Incontinência fecal pode ser causada por problemas físicos ou psicológicos.
Se o seu bebê estiver com o abdômen distendido, fizer muita força para evacuar ou chorar muito com as cólicas, ele pode estar com o intestino preso. Número de evacuações maior do que o normal e fezes amolecidas indicam desarranjo intestinal.
Convide-a dentro de uma rotina para que ela se acostume com isso. Acompanhe-a e tire o foco da situação: ofereça livros, dialogue, leia uma história. Ela precisa estar relaxada para evacuar. Outro ponto é não ficar reforçando para as outras pessoas que a criança não vai ao banheiro e sim, enaltecer quando ela vai.
1. Dar alimentos com efeito laxante
Para ajudar, os pais podem fazer massagens na barriga da criança no sentido horário ou colocar as pernas apoiadas em seu abdômen. Ensinar e estimular a posição de cócoras, para os maiores, também ajuda. Esses métodos são suficientes para auxiliar na evacuação.
Com um cotonete besuntado de óleo de bebê ou amêndoas, faça massagens circulares no ânus do bebê, essa massagem pode ajudar a estimular o bebê a liberar o cocô e ajudar na prisão de ventre.
Já em casa, quantos dias o recém-nascido pode ficar sem evacuar? Se o recém-nascido estiver recebendo leite materno, ele pode ficar até uns 5 dias sem evacuar. Nesse caso o recém-nascido precisa ser avaliado pelo pediatra e o exame clínico tem que está sem alteração.
O estudo da Anvisa, citado pelo magistrado, contrário à indicação do óleo mineral em bebês, seria inconclusivo, segundo a defesa, e voltado apenas à comunidade científica. O laboratório também defendeu não haver provas de que o produto seja prejudicial aos recém-nascidos nem de que cause pneumonia lipoídica.
Uso Interno (Laxante): Doses de 15 ml (1 colher de sopa) promove a evacuação aquosa entre 1 a 3 horas, ação rápida. Uso Externo (Emoliente): Uso tópico. Para correta utilização deste produto procure orientação do médico e/ou farmacêutico. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS.
Lactulose Geralmente, a dose recomendada é de 5 mL de xarope por dia em bebês com menos de um ano de idade e 5 a 10 mL por dia, em crianças entre 1 e 5 anos.
Alimentos que prendem o intestino: Arroz, Mandioca, Bolacha Água e Sal, Cará, Cenoura Cozida, Cajú, Biscoito, Gelatina, Pão Branco, Maçã, Banana Prata, Banana Maçã, Maisena, Batata Salsa (Batata Baroa, Mandioquinha), Limão, Goiaba e Batata.
10 frutas laxantes para soltar o intestino
A constipação é um problema comum nos pequenos, principalmente nos primeiros dois anos de vida. Muitas vezes porque a alimentação pobre em fibras e água.
7 alimentos que prendem o intestino
Algumas frutas que prendem o intestino são: maçã e pera sem casca, goiaba, banana, principalmente banana ainda verde. Essas frutas devem ser evitadas por pessoas com prisão de ventre, pelo menos até que o trânsito intestinal esteja normalizado.