Dessa forma, podemos resumir que a educação financeira é um processo no qual o indivíduo passa a fazer escolhas mais conscientes e se mantém bem informado sobre a economia e o mercado financeiro, de forma a lidar melhor com o seu dinheiro e conseguir planejar o seu futuro – inclusive realizando os seus sonhos.
Segundo a OCDE (2005), educação financeira é “o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais ...
Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o conceito de educação financeira é o processo que permite melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, se tornando capaz de fazer escolhas de forma bem informada.
Resposta. Quem quer se educar em relação às finanças precisa entender um pouco de economia e observar o que acontece ao seu redor. É preciso entender a microeconomia dos produtos que mais consome e também a macroeconomia, que permite assimilar o cenário mais amplo no qual o país está inserido.
A educação financeira é importante porque é praticamente uma das coisas que abrangerá quase todos os aspectos da vida de uma pessoa. Além disso, é importante porque, se você aprender sobre isso, também aprenderá a ser eficiente com suas finanças, de maneira que possa alcançar mais metas, mais rapidamente.