Estamos acostumados a ouvir que o cabelo é quase todo formado de queratina, mas você sabia que os fios têm outras substâncias, que somadas, formam a cutícula, o córtex e a medula das madeixas? A estrutura principal do fio é formada por 45,2% de carbono, 27,9% de oxigênio, 6,6% de hidrogênio, 15,1% de nitrogênio - que juntos formam os aminoácidos responsáveis pela produção da queratina - e 5,2% de enxofre, porém existem mais elementos na fibra capilar.
Essa combinação única ajuda na identificação de substâncias diferentes em testes químicos, como uso de drogas ou exposição a altas concentrações de alguma substância, já que os cabelos são os primeiros a sofrerem com esse excesso em sua composição. Esse sistema não é o mesmo visto na perícia da polícia, pois ainda que tenha um código próprio, é diferente do DNA. Para identificar o código genético de alguém pelos cabelos, é preciso que o folículo esteja presente na fibra capilar, pois essa parte das madeixas está ligada ao bulbo, onde pode ser encontrado os traços do DNA de cada um.
Nossos cabelos estão constantemente expostos a diversos fatores que podem causar danos. A exposição ao sol, ao vento, ao calor do secador e da chapinha, o uso frequente de produtos químicos como tinturas e alisamentos, além do estresse e da má alimentação, são apenas alguns exemplos dessas agressões.
O cabelo é uma estrutura constituída basicamente por α-queratina, proteína complexa, insolúvel e apresenta 8 diferentes aminoácidos, incluindo a cisteína que, quando unidas duas moléculas, origina cistina. A cistina é a responsável pelo alto teor de pontes de dissulfeto na fibra capilar, ligações covalentes que formam uma rede tridimensional e proporcionam elasticidade e resistência ao fio de cabelo.
As pontes de dissulfeto não se rompem com calor e água, porém tratamentos químicos com formulações de pH muito ácido ou básico, por exemplo, a ação de alisantes alcalinos contendo ingredientes como hidróxidos e tioglicolatos, podem alterá-las físicas e quimicamente.
Uma cutícula saudável é lisa e uniforme, o que permite que a luz reflete nos fios, deixando-os com um brilho radiante. No entanto, quando a cutícula está danificada, as escamas se abrem e os cabelos ficam ásperos, opacos e propensos a quebras.
Carbono 45%- Responsável por fortalecer as ligações entre os aminoácidos (proteínas) potencializando a hidratação e permitindo a melhor absorção dos ativos, fazendo com que os cabelos permaneçam hidratados, brilhantes e macios. É responsável por proporcionar peso ao cabelo.
Os fios continuam recebendo nutrientes etc do couro cabeludo? Ou apenas quando ele está nascendo? Por exemplo quando nos alimentos bem, os fios todos (desde os que estão nascendo os grandes, o comprimento todo até a ponta) recebe os nutrientes?
Não há derivados do Ácido Ascórbico que demonstrem atividade maior do que o próprio, mas devido à dificuldade de estabilização do ácido ascórbico, vários derivados mais estáveis foram desenvolvidos e apesar da estabilidade tenha sido conseguida em muitos deles, o resultado de melhora da pele não era alcançado por conta de muitos fatores, como o peso molecular, pH, veículo e percentagem do derivado ascórbico.
Ao continuar a usar o Femmeverso, você concorda com os termos deste disclaimer e reconhece que está ciente das limitações e responsabilidades associadas ao uso das informações aqui disponibilizadas.
Além disso, é importante adotar uma rotina de cuidados capilares adequada, evitando o uso excessivo de calor, protegendo os fios do sol e mantendo uma alimentação balanceada. Com paciência e dedicação, é possível ter cabelos saudáveis e deslumbrantes novamente.
Se o seu cabelo passou por processos químicos é imprescindível o uso do shampoo, condicionador elaborados para esse tipo de cabelo, também é necessário fazer a reconstrução capilar, pois como vimos nessa matéria, os ingredientes como hidróxidos e tioglicolados podem alterar física e quimicamente a fibra capilar. E se o seu cabelo não passou por processos químicos, a reconstrução capilar é uma prática recomendável.
Não dá para se falar de cuidados da pele sem pensar no uso da Vitamina C, atualmente é o ativo, vitamina, alimento, com atuação mais significativa para nossa pele. A vitamina C é o antioxidante mais abundante no organismo, especialmente na pele. É conhecida a importância do ácido L-ascórbico tópico como eficiente neutralizador dos radicais livres.
Hidrogênio 7%- É o mais simples de todos os elementos e o elemento chave para resposta dos íons, pois os potenciais de hidrogeniônicos resultam deste elemento.
Esses fatores podem danificar a cutícula capilar, causando ressecamento, quebra, pontas duplas e perda de brilho. Além disso, fatores internos, como desequilíbrios hormonais e deficiências nutricionais, também podem afetar a saúde dos cabelos.
Um alerta quando fazemos descoloração, principalmente em cabelos cacheados, isso é possível ver de forma mais nítida, as vezes os cachos perdem um pouco a sua estrutura, provavelmente porque ao descolorir atingimos as pontes dissulfeto e modificamos a sua estrutura.
Em Português, cabelo, em Espanhol, pelo, Inglês, hair, em Francês, cheveux, no Latim pilorum e no Grego μαλλιά, a forma de como ele é chamado pode ser bem diferente em cada parte do mundo, mas quando se trata do interesse em cuidar e importância que os cabelos representam é igual no mundo todo.
Mas o que precisamos levar em conta sobre a substância Vitamina C (ácido ascórbico), que ela é rapidamente oxidada quando exposto ao ar e não é suficientemente estável para ser aplicado de forma tópica. Portanto, a Vitamina C não é encontrada pura nos cosméticos, apesar de muitas empresas de cosméticos usarem essa abordagem.
As pontes de enxofre, sulfeto (carbono) e salinas são responsáveis pela estrutura permanente do fio e se o cabelo é encaracolado, liso ou crespo são essas pontes que determinam a forma que eles nascem.
O cabelo é composto por filamentos proteicos, majoritariamente formados por uma proteína denominada queratina, mais especificamente alfa queratinas. As alfa queratinas são proteínas cuja estrutura apresenta um formato muito característico devido às estruturas secundárias de alfas hélices.
Estrutura. É uma proteína secundária, com forma tridimensional de α-hélice (α-queratina) ou de folhas-β-pregueadas (β-queratina), constituídas de cerca de 20 aminoácidos, principalmente de um aminoácido sulfurado denominado cisteína. ... É formada de proteína impermeabilizante.
A curvatura é o que define qual tipo de cabelo é o seu, se ele é muuuuito crespo, ou se ele é um cacheado mais aberto e assim vai. ... Eles são segmentados entre: 1 – lisos; 2 – ondulados; 3 – cacheados e 4- crespos. Além disso, cada um deles é separado entre A, B e C, o que revela a “intensidade” do fio.
1. Cabelo liso
TIPO DE CABELO
Temos uma base de 12 tipos de cabelo, divididos da seguinte maneira: Lisos (tipo 1), ondulados (tipo 2), cacheados (tipo 3) e crespos (tipo 4), com exceção do tipo 1, todos os tipos possuem 3 subdivisões relativas à curvatura do cacho (A, B e C).
- Tipo 3 ou cabelo ondulado: "Cabelo mais comum das brasileiras e representa 29% da população". - Tipo 4 ou levemente encaracolado: "Tipo de fio que já pode entrar na classificação dos cabelo afros e crespos. Apenas 8% das mulheres brasileiras possuem essas madeixas.
Quais os Diferentes Tipos de Cabelo Liso que Existem?
Recapitulando: Como deixar o cabelo liso Escorrido naturalmente ?
Fios mais lisos aparentam um crescimento mais rápido, enquanto ondulados e cacheados parecem crescer de forma mais lenta. Guilherme destaca que, na prática, isso não acontece. "Os fios crescem, em média, um centímetro por mês, variando de pessoa para pessoa.
Benefícios das vitaminas para os cabelos
Confira os medicamentos manipulados que são excelentes para estimular o crescimento dos fios:
Vc deve tomar junto com alguma refeição. 30 minutos antes das refeições é o mais indicado, porém fica a seu critério.
Melhores vitaminas para o cabelo
Qual a melhor vitamina para cabelos fracos? A biotina, que a gente já citou aí em cima, é uma das melhores vitaminas para estimular o crescimento dos fios. Além de encontrá-la em produtos para os cabelos, ainda é possível consumi-la em alimentos como peixe e cereais integrais.
O Pantogar é um composto de vitaminas que atua no crescimento dos cabelos e das unhas, assim como sobre a cor dos cabelos.