A presença do cuidador é indispensável quando a atenção domiciliar oferecida ao paciente for de média ou alta complexidade (AD2 e AD3). O cuidador não recebe nenhum tipo de remuneração pelo SUS.
AD3: A modalidade AD3 destina-se aos usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, com necessidade de maior frequência de cuidado, recursos de saúde, acompanhamento contínuo e uso de equipamentos, podendo ser oriundos de diferentes serviços da ...
PROFISSIONAIS DAS EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS DE ATENÇÃO DOMICILIAR (EMAD) E EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS DE APOIO (EMAP). Os profissionais que compõe o EMAD são: Médico; • Enfermeiro; • Fisioterapeuta; • Assistente social; • Auxiliares/ Técnico de enfermagem.
indiCação e organização Problemas de saúde controlados/ compensados; Dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde; Necessitam de cuidados de menor complexidade, incluídos os de recuperação nutricional; Frequência das visitas, a partir da avaliação clínica, de 01 visita/mês.
ATENDIMENTO DOMICILIAR: - Pessoas que necessitem curativos especiais, sem necessidade de internação; - Pessoas que necessitem terapia EV (ENDO VENOSA), IM (INTRA MUSCULAR) de curta duração; - Fisioterapias somente em casos elegíveis.
Assistência Domiciliar é uma modalidade continuada de prestação de serviços na área da saúde que visa à continuidade do tratamento hospitalar no domicílio, realizado pela equipe multidisciplinar com a mesma qualidade, tecnologia e conhecimento.
A Assistência domiciliar (home care), definida como um conjunto de procedimentos hospitalares possíveis de serem realizadas na casa do paciente, abrange ações de saúde desenvolvidas por equipe interprofissional.
Uma das principais diferenças do atendimento domiciliar na comparação com o hospitalar é que em casa, o paciente tem atenção individual. Outras são o controle de processos e a diminuição do risco de eventos adversos, como infecção hospitalar.
O Programa de Internação Domiciliar (PID) é um modelo de internação extrahospitalar que presta serviços de assistência à saúde ao paciente que ainda necessita de cuidados especiais, mas que pode ficar internado em seu domicílio.