crossorigin="anonymous">
O despotismo esclarecido foi uma forma reformista de governar característica da Europa, era apoiada por princípios iluministas. Desenvolveu-se no leste europeu onde a economia ainda era atrasada e a burguesia era muito fraca ou inexistente.
Os Déspotas Esclarecidos, conhecidos também como reis déspotas, eram soberanos da Europa que buscavam colocar as ideias dos filósofos iluministas em prática. ... Esse modelo de governo partilhava com o absolutismo a ideia de se exaltar o Estado e do soberano ter poder.
A expressão “despotismo esclarecido” foi cunhada pelo historiador alemão Wilhelm Roscher, em 1847, portanto, não foi contemporânea a tal política. O historiador, com este termo, queria explicar uma série de governos que adotaram vários princípios iluministas como o racionalismo, os ideais filantrópicos e o progresso.
A contradição existente no despotismo esclarecido é que ele utilizava-se de vários conceitos e ideias advindas da corrente de pensamento Iluminista, porém os iluministas normalmente eram contra as monarquias, e os déspotas eram reis.
Falta de acordo; com opiniões, ideias ou sentimentos, contrários aos de outrem. Ato de contradizer, de dizer ou fazer exatamente o oposto do que disse. [Lógica] Princípio em que algo não pode ser ou não ser ao mesmo tempo; a regra que dá como caráter da verdade a exclusão de toda contradição.