Chama-se limpeza energética ao restabelecimento da nossa energia original, feito de forma consciente seguindo métodos que já os sábios antigos constataram ser eficazes para elevar de novo a nossa vibração energética, recuperando a harmonia.
Após o ritual do ebó as folhas sagradas são usadas de forma ordenadas nos banhos litúrgicos, podendo ser necessário o uso de água sagrada. Existe uma rígida cartilha a ser seguida para que se tenha resultados, e o sacrifício seja aceito.
O que significa cumprir um prazo de sete dias Ao cumprir cada etapa e entregar cada oferenda ou ebó, a mãe de santo (ou pai de santo) está devidamente preparada para aquele ritual em corpo e em espírito. Assim são cumpridas as sete etapas, em sete dias, e concluídos os trabalhos espirituais.
Após o ebo também se faz necessário um tempo de abstinência de algumas coisas como sexo, álcool, bebidas escuras e por ai vai. Para entender o porque disso leia o nosso post sobre o assunto – Sexo e Candomblé!
O ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual contendo vários tipos de comida ritual. Como alguns dizem, é uma limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Transfere-se, para os alimentos, a energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exu e dos orixás.
Os homens que perderam as energias para cair nas peripécias amorosas podem procurar a Casa Santa Bárbara. Ali, o ebó sugerido pelo gerente da loja, Reinaldo Lima, 26, custa de R$ 70 a R$ 100.
Como preparar o Banho (ebó) - Você deverá quinar numa bacia com água de rio (limpo e corrente) , folhas de elevante e de quebra mandinga. - Acrescenta-se umas gotas de loção de alfazema (perfume), água benta e pó de efun. Mistura-se bem e toma-se um banho de corpo inteiro.
Ao realizar um ebó ou oferenda, alguns aspectos são essenciais: você só deve utilizar louças e materiais novos ("virgens") e nunca deve substituir algo que tenha sido pedido; use somente o que a receita dita e não acrescente nada. Por último, é necessário, além da fé, ter em mente o propósito a que ebó é realizado.
Modo de Fazer o Ebó: - Você deve passar tudo no corpo da pessoa seguindo a ordem acima. - A canjica deve ser passada sempre começando no alto da cabeça e pedindo para levar tudo de ruim que a pessoa tenha ou que possa ter. - As folhas devem ser batidas no corpo da pessoa e posta também no chão junto ao Ebó.
EB PARA ABERTURA DE CAMINHO OFERECIDO A OGUN kg de cada tipo de mido de boi; 1 inhame bem grande; 1 alguidar grande; 21 palitos. Cozinhe os midos e o inhame (com casca) separadamente. No alguidar, coloque os midos e o inhame, cravejado de palitos em cima.
Preceitos após Ebôs e Bori
Geralmente os preceitos envolvem abstenção de sexo, de determinadas comidas, como carne e pimenta por exemplo, banhos de ervas para limpeza e purificação, dentre outros.
O período menstrual é também chamado dentro de alguns terreiros de “Abajé” ou “Bajé”. Na maioria dos terreiros de candomblé, mas também em alguns de Umbanda, fica proibido às mulheres menstruadas participar de diversas atividades do terreiro.
São consideradas horas fechadas, os 15 minutos anteriores e posteriores à HORA PEQUENA e à HORA GRANDE, ou seja de 11:45hs às 12:15hs, assim como também de 23:45hs às 00:15hs; horas que são destinadas à entrega de EBÓS, DESCARREGOS, ou o emprego da Força Negativa para a prática do Bem.
2. Doutrina; norma; prescrição; ordem. Rigorosamente. Os mandamentos da lei de Deus.
Notas
O que é Norma: Preceito; Lei; Conjunto de regras de uso relativas às características de um produto ou de um método, compiladas com o objectivo de uniformizar e de garantir o seu modo de funcionamento e a sua segurança; ... Regra de direito, regra jurídica.
noção de norma. pois, norma. preceito fundamental. que os preceitos podem ser tanto princípios quanto regras, já que é norma.
São preceitos fundamentais aqueles que conformam a essência de um conjunto normativo-constitucional” (TAVARES, 2001, p. 124). Liberdade e igualdade, por exemplo, são dispositivos sem os quais não se poderia caracterizar uma Constituição. Tais preceitos podem, seguramente, ser enquadrados como fundamentais.
O conceito de "preceito fundamental" é um dos que mais assombram os constitucionalistas, segundo Rosana Carrijo Barroso (2008, p. 463). ... Os preceitos fundamentais de uma Constituição cumprem exatamente o papel de lhe conferir identidade própria. Albergam, em seu conjunto, a alma da Constituição" (TAVARES, 2001, p.
Como assinala Alexandre de Moraes, os preceitos fundamentais englobam os direitos e garantias fundamentais da Constituição, os fundamentos e objetivos fundamentais da República[19]. Já André Ramos, aponta que os preceitos fundamentais são os princípios elencados na Constituição.