Efeitos colaterais da vacina dTpa A aplicação da vacina é intramuscular e pode causar algumas reações, como vermelhidão no local da aplicação, dor, sensibilidade e inchaço, que devem melhorar após 24 horas.
“A dTpa é indicada para ser tomada na gravidez porque estimula o organismo da mulher a produzir anticorpos, que depois passam para o bebê através da placenta”, disse o obstetra. O médico atentou que a dT é importante para prevenção do tétano, infecção, causada por uma bactéria.
Em gestantes com vacinação incompleta tendo recebido uma dose de vacina contendo o componente tetânico. Uma dose de dT e uma dose de dTpa, sendo que a dTpa deve ser aplicada a partir da 20ª semana de gestação, o mais precocemente possível. Respeitar intervalo mínimo de um mês entre elas.
As vacinas tríplices bacterianas protegem o bebê contra difteria, coqueluche e tétano. Na rede pública está disponível a DTPw que é feita a partir de células inteiras da bactéria. Já na rede privada existe a versão DTPa que é acelular, ou seja, não é feita com as células inteiras, mas sim com proteínas.
Existem dois tipos de vacina pneumocócica indicadas para idosos, a pneumo 23 e a pneumo 13. Ambas protegem contra doenças causadas pelo pneumococo porém o mecanismo de ação é diferente entre elas, portanto, as duas devem ser aplicadas. A pneumo 13 (vacina pneumocócica conjugada) deve ser a primeira a ser aplicada.
Vacinas recomendadas no calendário de vacinação do idoso
Vacinas do idoso (+ de 60 anos)
São vacinas fornecidas pelo Ministério da Saúde para pessoas idosas, exceto:
Imunização para idosos