Alegrete, Rio Grande do Sul, Brasil
Com dois anos de idade, era órfã de pai e mãe. Por isso, foi criada por sua avó materna, Jacintha Garcia Benevides, que era portuguesa. Cecília era uma criança solitária e começou a escrever seus primeiros versos já na infância.
Atuou como jornalista em 1930 e 1931 e publicou vários artigos sobre educação. Fundou em 1934 a primeira biblioteca infantil no Rio de Janeiro.
Por volta dos nove anos de idade, Cecília começou a escrever suas primeiras poesias. Formou-se professora (cursou a Escola Normal) e com apenas 18 anos de idade, no ano de 1919, publicou seu primeiro livro “Espectro” (vários poemas de caráter simbolista).
63 anos (1901–1964)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Foi Cecília que fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil e publicou poemas inesquecíveis para crianças, como O mosquito escreve e Colar de Carolina. Os versos de Cecília conseguem despertar nas crianças o interesse pela poesia e também encantam os marmanjos que já são apaixonados pela boa literatura.
63 anos (1901–1964)
10 poemas imperdíveis de Cecília Meireles
Os 12 melhores poemas
Poeta intimista, próxima à abstração da música, ao sentimento religioso e à fluidez do sonho, seus temas recorrentes são o amor, a morte, o tempo e a eternidade, o que se evidencia já a partir dos títulos de seus livros, como Vaga Música e Mar Absoluto.
Rio de Janeiro
9 de novembro de 1964
Cecília Meireles é uma poeta brasileira da segunda geração modernista, mas em sua obra encontram-se influências da poesia medieval, romântica, parnasiana e simbolista, como o uso de formas fixas, especialmente o soneto, técnicas tradicionais de versificação, temas filosóficos e espirituais e linguagem elevada, que ...
Explicação: o eu lírico desenha a si mesmo, descrevendo as mudanças que ocorreram com o passar do tempo: mudanças físicas, psicologias e de percepção. ... Em tom melancólico, mas não desesperador a autora descreve essa mudança como algo comum e que se tem que aceitar, pois é a condição natural da vida humana.
e) vê, na angústia causada pela ideia da morte, o impedimento para as pessoas se entregarem ao amor. Alternativa “d”. São características da obra poética de Vinicius de Moraes, exceto: ... Cultivou também uma poesia reflexiva, de fundo filosófico, abordando temas como a transitoriedade da vida.
Sobre o poema de Vinícius de Moraes, é correto afirmar, exceto: a) O poema Soneto de separação possui forma fixa e regular, formado por quatro estrofes, quatorze versos, dois quartetos e dois tercetos. Vinícius está entre os poetas que consagraram o soneto no Brasil.
Resposta. Resposta: Pois apresenta 2 quartatetos e dois tercetos, respectivamente.
Resposta. A figura de linguagem é antítese.