Eles são feitos com compostos que ajudam a destruir vírus e bactérias patogênicas que, diante dessas lesões, podem causar infecções mais cuidadosas. ... Sua aplicação externa limpa a área afetada e, eliminando micróbios da sua superfície, previne infecções e complicações.
CURATIVO ANTISSÉPTICO BACTIGRAS™ é um curativo estéril por Radiação Gama, antisséptico composto por tela de malha de algodão impregnada com parafina e solução de Acetato de Clorexidina BP a 0,5%.
Luz afirma que a limpeza do local deve ser feita com água corrente ou soro fisiológico. O especialista diz também que não se deve usar substâncias antissépticas, pois elas atrasam a cicatrização.
II – CURATIVO COM DRENO Isto significa que o número de trocas está diretamente relacionado com a quantidade de drenagem. c) Se houver incisão limpa e fechada, o curativo deve ser mantido oclusivo por 24 horas e após este período poderá permanecer exposta e lavada com água e sabão.
CARACTERÍSTICAS DE UM CURATIVO IDEAL:
Quanto ao grau de abertura, as feridas podem ser: • Abertas, feridas em que as bordas da pele estão afastadas; • Fechadas, feridas em que as bordas da pele estão justapostas.
Uma ferida cirúrgica consiste num corte ou numa incisão geralmente efetuada com um bisturi durante uma cirurgia. As feridas cirúrgicas são geralmente fechadas através da aplicação de pontos, agrafos ou de cola cirúrgica.
Ocorrem quando a pele no local da lesão fica com aspecto e consistência muito parecidos com aquela pele antes (estado anterior) do trauma. As cicatrizes nada mais são do que o resultado de algum trauma sofrido pela pele, seja por lesões ou cirurgias.
São classificadas em: Limpa: ferida cirúrgica consequente de uma cirurgia eletiva, não traumática, não infectada, não havendo penetrado no trato digestivo, respiratório, genito-urinário e nem na cavidade orofaríngea.
Pode-se considerar como infecção cirúrgica todo processo inflamatório da ferida ou cavidade operatória que drene secreção purulenta, com ou sem cultura positiva. Pode ser circunscrita à incisão ou envolver estruturas adjacentes à ferida, ou seja, tecidos outros que foram expostos ou manipulados durante a cirurgia.
As feridas cirúrgicas, durante o processo de cicatrização, podem apresentar complicações como o hematoma, infecções e deiscências. O hematoma é uma coleção de sangue sob a pele, na ferida cirúrgica, que resulta em formação de coágulo que pode levar horas.
Tecido de granulação (tecido viável): tecido úmido granulado vermelho ou rosa composto de vasos sanguíneos novos, tecido conjuntivo, fibroblastos e células inflamatórias (Figura 7). Preenche o leito de uma ferida aberta quando ela começa a cicatrizar.
Conheça alguns fatores que interferem na cicatrização de feridas
Existem vários fatores que influenciam no reparo total do tecido. Fatores locais, ou seja, ligados à ferida podem interferir no processo cicatricial, como: a dimensão e profundidade da lesão, grau de contaminação, presença de secreções, hematoma e corpo estranho e necrose tecidual e infecção local.
São fatores intrínsecos: tipo de tecido lesado; localização da lesão, ocorrência de reações imunológicas ou auto imunes locais; infecção local (dano tecidual constante e reação inflamatória persistente); oxigenação local (em caso de anóxia, as células inflamatórias têm dificuldade de chegar à zona lesada, dificultando ...
Contudo, existem alimentos que atrapalham no processo de cicatrização da pele....A alimentação durante a cicatrização
Saiba quais alimentos podem auxiliar a cicatrização da pele
Alimentos para cicatrizar mais rápido