EQST

Monoteismo?

Monoteismo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O termo monoteísmo é formado pelo prefixo macaco, o que significa que um, e o termo teísmo, que se refere a Deus. Consequentemente, o monoteísmo é qualquer crença religiosa que afirma que há um só Deus e, portanto, essa concepção se opõe à abordagem politeísta, que suporta a existência de uma pluralidade de deuses.

Monoteísta contra religiões politeístas

No conjunto de todas as religiões, há três que são caracterizados pela sua abordagem monoteísta: Cristianismo, Islamismo e Judaísmo. Os três concordam que a adoração de um único Deus, que é considerado o único verdadeiro. No entanto, existem outras religiões monoteístas (por exemplo, zoroastrismo e sikhismo).

Politeísmo pode ser encontrada no grego e religiões romanas, bem como em algumas religiões orientais (eg hinduísmo existem diferentes divindades como Brahma, Shiva e Vishnu).

Monoteísmo-politeísmo binomial não é a única abordagem religiosa possível, já que não há religiões deus, como o budismo.

Judaísmo

De acordo com a fé dos judeus há um Deus criador do mundo. É um Criador que não tem corpo ou forma e que nada pode ser comparado com ele. O Deus dos judeus é entendido como o princípio eo fim de tudo que existe.

Ter um verdadeiro Deus, os judeus argumentam que é o único a ser adorado como governante do mundo. Quanto ao seu conhecimento, os judeus afirmam que Deus comunicou com o povo judeu através dos profetas, que promulgou a Lei religiosa contida na Torá.

Cristandade

O Deus cristão é conhecido através de sua revelação a Jesus, seu filho. monoteísmo cristão tem, no entanto, uma peculiaridade, uma vez que inclui um conceito complexo, Trinity. Trinity dogma sustenta que há um só Deus verdadeiro, mas que a divindade tem três realidades: Pai, Filho e Espírito Santo.

Islão

No Islã acreditamos num Deus supremo chamado de Allah. Ele é um Deus e ao mesmo tempo é o criador de todo o universo. Assim, há uma distinção entre o Criador eo criado por ele, para que o Criador é eterno.

Para os muçulmanos, é Deus que sustenta o mundo e não há nada nem ninguém que se compare a ele. É um Deus justo que pune o mal e recompensas boas entre os homens. E como o cristianismo eo judaísmo, o islamismo se opõe ao descrever Deus de qualquer forma humana.