EQST

Paria?

Paria? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

A palavra tem dois significados pária. Ele é um membro da casta mais baixa do hinduísmo e, ao mesmo tempo, no mundo ocidental um pária é uma pessoa socialmente marginalizados, alguém que está em uma posição muito mais desfavorecidos na sociedade como um todo.

Párias e o sistema de castas na Índia

Na tradição da sociedade hinduísmo é organizado a partir de um sistema estratificado. Assim, o nascimento de um indivíduo dentro de um tipo de família e etnia determinar o seu estatuto. Esta estrutura é conhecida como sistemas de castas.

O sistema de castas é baseado na crença na reencarnação, ou seja, os seres humanos têm vivido uma vida mais cedo e vai ter uma outra vida após a morte. De acordo com o comportamento na vida presente terá uma vida ou de outra na próxima existência. Consequentemente, o comportamento na vida vai determinar uma reencarnação mais ou menos favoráveis.

No sistema de castas que não é possível mudar de uma camada social para outro desde o nascimento em uma casta permanecer lá até a morte. Cada casta tem o seu mundo, isto é, as suas regras, sua língua e seus próprios deuses.

Comparando-se o sistema de castas com uma pirâmide, no topo estão os brâmanes, que são os líderes religiosos

No nível seguinte são os Kshatriyas, composto por guerreiros e líderes. Em seguida, vêm o Vaishyas ou comerciantes e sudras, quem são os camponeses e trabalhadores. Na base da pirâmide são dalits, também conhecidos como desonestos ou intocável.

Outcasts são considerados impuros e isso os torna desprezado pelas outras castas. Nas últimas décadas eles mesmos começaram a ser chamados dalits, um termo que significa oprimidos. Este prazo párias foram denunciando a situação social injusta e sofrimento marginalização. Embora oficialmente o sistema de castas é abolida, em párias da vida cotidiana eles estão fazendo as atividades menos reconhecidos (incineração de cadáveres, realizar tarefas de limpeza em condições muito precárias e levar a termo as tarefas mais ingratas).

Outcasts no mundo ocidental

No mundo ocidental há um sistema de castas, mas existe uma hierarquia social baseada na situação econômica como o principal fator determinante o papel de cada indivíduo na sociedade como um todo. Desfavorecidos são chamados de desonestos, um termo equivalente a outro, como marginalizados, arrancadas, sem-teto, sem-teto ou desabrigadas.