Um dos usos mais conhecidos de derivados de petróleo é a produção de plástico, um composto sintético extremamente presente no dia-a-dia da maioria das pessoas – encontrado em garrafas d'água, caixas de DVD e naqueles copos descartáveis que muita gente usa em festas e até no trabalho.
Conheça as principais aplicações de alguns dos produtos petroquímicos básicos: Eteno – o seu principal derivado é o polietileno que é usado na fabricação de sacos plásticos para embalagem de produtos alimentícios e de higiene e limpeza, utensílios domésticos, caixas d'água, brinquedos e playgrounds infantis.
Nas indústrias, sua utilização ocorre, principalmente, para a geração de eletricidade. Nas residências, o gás natural é usado para o aquecimento ambiental e de água. Nos automóveis, essa fonte energética substitui os combustíveis (gasolina, álcool e diesel).
O gás natural é largamente utilizado em residências para aquecimento de chuveiros e acendimento de fogões. A escolha dele como combustível, no entanto, não se restringe a estes usos.
A fonte de energia mais recomendável para a diminuição dos gases que causam o aquecimento global é o vento.
As fontes de energia exercem papel importante nas atividades humanas, pois apartir delas se originam eletricidade e combustíveis, que são muito importantes para a produção e transporte de bens e mercadorias. As principais fontes de energia elétrica no Brasil, são: hidrelétrica, termoelétrica, eólica, nuclear e solar.
Feita essa consideração, os mais importantes tipos de energia que existem são:
Resposta
Resposta. Resposta: A) Energia térmica e energia mecânica.
As energias renováveis são energias resultantes de recursos renováveis, ou seja, são inesgotáveis, como a energia hídrica, maremotriz, geotérmica e as novas energias emergentes, como a energia solar, eólica e de biomassa.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra), oceânica (energia das marés e das ondas) e hidrogênio (energia química da molécula de hidrogênio).