EQST

O Que Absolutismo E Suas Caractersticas?

O que é absolutismo e suas características?

O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.

Quais as características do absolutismo Brainly?

As principais do características do absolutismo foram: o monarca interferia nos assuntos religiosos e conseguia controlar o clero de seu país em alguns casos; O rei concentrava todos os poderes e criava as leis sem aprovação da sociedade; surgiu o sistema econômico do absolutismo que se chamava o mercantilismo; etc.

O que caracteriza o absolutismo monárquico?

Podemos caracterizar o absolutismo monárquico posto em prática nos países europeus durante a Idade Moderna como:

  1. uma aliança entre um monarca absolutista e a burguesia mercantil, a fim de dominar e excluir o poder da nobreza.
  2. uma aliança bem-sucedida entre a burguesia e o proletariado.

Como a figura do rei se relaciona com o absolutismo monárquico?

O absolutismo foi um sistema político que concentrava os poderes nas mãos do governante, o soberano. Dessa maneira, o rei comandava as ações sobre o Estado em várias partes da Europa. ... Foi a centralização política das monarquias. Assim, o rei detinha o poder absoluto e todos deviam obediência e respeito ao monarca.

Quais foram os mecanismos utilizados pelo absolutismo monárquico?

Explicação: Os mecanismos utilizados foram: A criação do exercito nacional , Controle do legislativo ,Controle sobre a justiça , Controle sobre a finança e Burocracia estatal.

Como o absolutismo chegou ao poder?

O absolutismo inglês se inicia com o rei Henrique VII, da dinastia Tudor, em 1485 e termina com o rei Charles II, da família Stuart, em 1685. Com o apoio da burguesia, Henrique Tudor, coroado como Henrique VII, fundou a dinastia que permaneceu no poder entre 1485 e 1603.

Por que os monarcas receberam esse apoio da nobreza?

A - Parte da nobreza apoiou o projeto dos reis em formar monarquias nacionais pois viam neste apoio uma oportunidade de passarem a fazer parte da administração do Estado, de modo que, ao ponto que algumas famílias nobres perdiam a influência política que detinham durante o período feudal, outras se tornavam ...

Como os monarcas se beneficia do apoio da burguesia?

Os nobres que os apoiaram (que não foram todos ,muitos lutaram contra a centralização, defendendo o seu próprio poder político) o fizeram pois ocupariam postos na administração do Estado, enquanto que a alta burguesia o fez para que houvesse reformulação do sistema de impostos (com o fim das "alfândegas feudais") e a ...

Porque era importante para os monarcas manter boas relações com a burguesia e com a nobreza?

Resposta. Com o fim da Idade Média, a política começou a ser centralizada pelos reis por causa de sua figura de autoridade e controle. A intenção da burguesia era que houvesse um monarca para controlar o território, já que haviam muitas revoltas camponesas.

Qual foi a importância da burguesia?

A burguesia é a classe social dominante a partir da Idade Moderna, uma vez faz-se proprietária dos meios de produção e, consequentemente, detentora também do poder econômico e político, exercendo controle sobre o Estado.

Qual era o interesse da Igreja?

Verificado por especialistas O principal interesse era a expansão do cristianismo à diferentes culturas, levando à diferentes povos a doutrina católica. Além disso, a Igreja exercia algumas funções administrativas, fazendo com que o interesse mercantilista também fosse notório.

Quais eram os interesses da Igreja no Estado moderno?

As ações efetivadas pela Igreja Católica foram todas no caminho do despotismo. A Santa Inquisição foi um paradigma de poder machista-patriarcal e autoritário. As Cruzadas eram ações que beiravam a irracionalidade. Nestas ações, a Igreja cruzava fronteiras com o intuito de impor a fé católica a povos islâmicos.

Qual o interesse da Igreja na expansão marítima?

A Igreja Católica tinha interesse nas expansões marítimas porque devido ao fato da Reforma Protestante na Europa ter diminuído muito o número de fiéis (que se tornaram protestantes), os católicos queriam expandir o catolicismo para terras novas visando aumentar o número de fiéis e seguidores.

Qual foi o papel da Igreja Católica na expansão marítima?

Resposta. A principal funcao da igreja catolica era disseminar o catolicismo por todos os territorio conquistado e levar a cultura europeia ao povos conquistados atravez da cateczacao.

Quais eram os interesses da Igreja Católica em financiar as expedições marítimas?

O interesse da Igreja nas Grandes Navegações era levar a religião católica para outros povos aumentando assim sua influência.

Quais eram os interesses dos europeus na Ásia durante o período das grandes navegações no século XVI?

O principal interesse dos países europeus em colonizar a África e Ásia eram a busca por matéria prima para funcionamento de suas industrias, já que nesse período - início do século XIX, a Europa estava na Segunda Revolução Industrial.