O músculo temporo parietal encontra-se lateralmente (osso temporal) e superficial. Possui uma origem na fáscia do osso temporal e inserção na cútis ou fáscia temporal acima (a frente da orelha). A sua ação é movimentar o couro cabeludo ou o escalpo.
Ele contém os seguintes músculos: esternocleidomastóideo, trapézio, esplênio da cabeça, levantador da escápula, omo-hióideo, bem como os músculos escalenos anterior, médio e posterior.
O esternocleidomastóideo é um músculo do pescoço de duas cabeças que, fiel ao seu nome, tem ligação com o manúbrio do esterno (esterno-), a clavícula (-cleido) e o processo mastóideo do osso temporal (-mastóideo).
Zigomático: apresenta-se bilateralmente, caracterizando-se por ser irregular e com estruturas denominadas: face malar, fale orbital, face temporal, processo frontal, processo temporal, processo maxilar, além de quatro bordas. Faz parte da estrutura lateral da face e também como base da órbita.
O músculo reto do abdome é o principal flexor de tronco, sendo auxiliado (ajudado) pelos músculos oblíquos do abdome, quando atuam juntos. Os oblíquos (externo e interno) atuam também em associação com os músculos do dorso, produzindo a rotação do tronco.