crossorigin="anonymous">
Um eclipse solar acontece quando a Lua passa em frente ao disco solar, podendo ocorrer somente durante a lua nova, enquanto que um eclipse lunar ocorre no momento em que a Lua passa através da sombra da Terra, o que pode ocorrer somente na lua cheia.
Tradicionalmente apenas as quatro fases mais características do ciclo - Lua Nova, Quarto-Crescente, Lua Cheia e Quarto-Minguante - recebem nomes, mas a porção que vemos iluminada da Lua, que é a sua fase, varia de dia para dia.
Ocorre quando o ângulo Terra - Lua - Sol é aproximadamente reto, de modo que vemos apenas cerca da metade do disco lunar, no período em que a parte iluminada está em crescimento. ...
Qual a diferença entre um eclipse lunar e um eclipse solar? O eclipse lunar acontece quando a Terra fica entre o Sol e a Lua. No eclipse solar, a Lua fica entre a Terra e o Sol.
O eclipse lunar ocorre sempre que a lua é total ou parcialmente encoberta pela sombra da Terra, modificando a sua aparência. Os eclipses lunares são mais comuns do que os solares (quando a lua fica entre o sol e a Terra e encobre a luminosidade solar). ...
E, para anotar na agenda: ainda estão por vir um eclipse parcial da Lua, no dia 5 de julho de 2020; eclipse parcial da Lua em 30 de novembro de 2020 e o eclipse total do Sol, no dia 14 de dezembro de 2020.
lua cheia
Sabe-se que olhar diretamente para o Sol causa danos aos olhos e muitos pensam que por ser um eclipse, não há problemas. ... Por exemplo, ficar exposto a uma radiação solar bastante intensa pode queimar as células da retina e córnea, trazendo prejuízos irreversíveis aos olhos.
Resposta. Porque a órbita da Lua é inclinada em relação ao plano da órbita terrestre ao redor do Sol, isto é, a Lua passa ao norte ou ao sul do Sol a cada Lua nova exceto em duas ocasiões do ano quando ocorrem os eclípses solares.
Resposta: Eclipse Lunar. ... Na fase Nova, acontece um alinhamento Sol-Lua-Terra, o observador terrestre não pode ver a face iluminada da Lua, pois ela não está voltada para o nosso planeta. Durante a fase Cheia acontece o alinhamento Sol-Terra-Lua e, desta forma, a face iluminada do satélite volta-se para a Terra.
Não há eclipses todos os meses pois o Sol a Terra e a Lua precisam estar no mesmo plano denominado ecliptica, e em um certo alinhamento. o Sol e a Terra estiverem numa posição favorável (alinhados) teremos um eclipse.Um eclipse do Sol se estivermos na Lua nova, ou um eclipse da Lua se estivermos na Lua cheia.
Ao contrário da Terra, ela não possui uma atmosfera para frear ou desintegrar os meteoros que se dirigem à sua superfície, fazendo com que esses corpos celestes atinjam o solo lunar com força total, causando buracos que variam conforme a dimensão e a forma de cada um.
Com 2.
Cratera (do grego κρατήρας, transl. kratí̱ras, "vaso") é uma depressão existente no solo de qualquer corpo celeste. É caracterizada por bordas elevadas do que o terreno que as cerca. Pode ser provocada pelo impacto de um meteorito ou asteroide com a superfície de um planeta, satélites ou outros asteroides.
1 Cavidade afunilada ou caliciforme ou topo de um objeto coniforme. 2 Geol Abertura por onde um vulcão expele ou já expeliu lava e gases. 3 Geol Abertura afunilada ou caliciforme de um gêiser. 4 Depressão formada pelo impacto de um meteorito: cratera meteórica do Arizona .
(a) Cratera vulcânica: depressão circundada por elevações, muitas vezes tomada por um lago, que se origina pela explosão e ejeção de material que capeia a chaminé de um vulcão. ... Ver mais sobre cratera de impacto.
Significado de Cratera substantivo feminino Abertura larga por onde o vulcão expele as matérias inflamadas. Depressões do terreno (principalmente na superfície lunar).
Esses impactos, devidos às altas temperatura e pressão, metamorfizam o anortosito (parte branca), criando basalto (rocha negra e motivo pelo qual a Lua tem manchas negras). Como a Lua não tem atmosfera, a erosão é mínima, e por esse motivo as crateras negras permanecem.
O nosso satélite não tem atmosfera para proteger o ser humano ou outro ser vivo da exposição direta às radiações solares, como a radiação ultravioleta. Também não existe água e nem vulcões porque, ao contrario da Terra, a Lua tem a parte mais interna em estado sólido (não apresenta magma).
Lua nova
Lua Minguante A lua de hoje está 2,07% visível e está decrescendo. Falta 1 dia para a fase Lua Nova.