Esse tempo verbal é conhecido como present continuous. Para usar esse tempo verbal, é muito simples – basta colocar o “verbo to be” correspondente (am, is ou are) e acrescentar -ing ao final do verbo principal. Então, temos: verbo to be + verbo com –ing. They are studying for the test now.
O uso de “ing” para expressar o futuro De forma geral, pode-se usar o present continuous (verbo + ing) para expressar um evento certo, já planejado, a ocorrer no futuro. Exemplos: We're leaving in a minute.
Alguns leitores agora argumentarão que aprenderam de modo diferente: “use o 'Present Continuous' quando você tiver 100% de certeza de que o fato acontecerá; no entanto, use o 'Going to' quando tiver apenas, digamos 90% de certeza“.
Como regra geral, podemos dizer que will indica incerteza e going to indica certeza.
A forma verbal going to indica uma ação no futuro, utilizamos para falar de eventos que temos certeza que irão acontecer num futuro imediato, pois há evidências claras sobre isso, ou para expressar planos e intenções.
A pequena diferença entre will e going to tem a ver com a percepção que o próprio emissor tem sobre a mensagem que vai transmitir. Confira as explicações abaixo para entender melhor....Quando usar going to em frases sobre ações no futuro.
2. WOULD. Para deixar mais simples para vocês, digamos que WOULD é o passado de WILL. Como pudemos ver nos exemplos anteriores, enquanto WILL refere-se ao futuro, WOULD é utilizado para falar do futuro do pretérito.
O verbo to be corresponde no português aos verbos “ser” ou “estar”. Ele é utilizado para descrever e identificar pessoas e objetos; e nas expressões de tempo, de lugar e idade.