Uma curiosidade muito grande é que a dança da chuva, apesar de ser atribuída aos índios, também existe na cultura de outros povos como os egípcios, os maias e os astecas. Quando em suas antigas civilizações, praticavam um ritual com fogueira e danças especiais para pedir mais chuva na época da colheita.
A dança indígena tem o objetivo de realizar rituais que podem ser por várias razões, como: fazer homenagem às pessoas mortas, agradecer pela colheita, pesca, além de outros motivos.
Todo o processo é conhecido como Rituais. ... As danças são realizadas com fins específicos, como casamentos, batizados, gratidão pela boa colheita, e luto, como é o caso do Kuarup, o maior e mais importante ritual indígena do Alto Xingu.
A expressão dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em casal, que são executadas em salões com práticas técnicas e artísticas. As danças de salão são consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física.
Esse tipo de dança tem como característica de ser pessoal e permitir variações existem passos e regras a serem seguidas, as quais caracterizam cada ritmo. Um aspecto marcante de sua performance é a sensualidade e elegancia entre quem a dança.
A dança de salão ou dança social, praticada por casais, em reuniões sociais, surgiu, durante o Renascimento na Europa. Desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, com as danças da corte, como entre o povo em geral, com as danças folclóricas.
Existem principalmente 2 estilos de salsa que são dançados em todo o mundo :
ABC das hortaliças: salsa
Na condução pelos braços (Ex: Forró moderno, Salsa, Bachata), as figuras são feitas puxando, empurrando e levantando os braços. Na condução pelo tronco (Ex: Samba, Bolero, Tango), os braços acompanham a virada do tronco exigindo uma conexão maior entre o casal. A dança de salão teve origem na França por volta de 1972.
A conga é um estilo musical latino-americano que nasceu nas ruas de Cuba e rapidamente se estendeu até aos Estados Unidos. Como os outros géneros latinos, fazem parte da conga vários instrumentos musicais, muita dança e alegria.
É mundialmente sabido que Cuba é um país de música e dança. A fusão do espanhol e do africano produziu esse fértil resultado do cubano musical e dançante que em apenas dois séculos entregou ao patrimônio mundial o danzón, a rumba, a conga, o mambo e o chachachá, entre outros ritmos e danças populares.
Cuba
Quais os principais estilos de salsa?