O setor de compras é responsável por manter a empresa em pleno funcionamento. Se falarmos da rotina de uma indústria, por exemplo, é preciso considerar que a área será a responsável por abastecer a linha de produção com insumos, peças ou componentes que comporão o seu produto final.
Os objetivos da função compras podem ser subdivididos em quatro categorias: Obter mercadorias e serviços na quantidade e com qualidade necessárias. Obter mercadorias e serviços ao menor custo. Garantir o melhor serviço possível e pronta entrega por parte do fornecedor.
Compreende-se que quanto mais desenvolvida for a atividade de compra, mais provável que ela esteja plenamente integrada com as demais áreas da organização. Compreende-se que as compras são uma função que interage com outras, não funcionando isoladamente.
O processo começa no momento da demanda, ou seja, na necessidade de aquisição de algum item, seja matéria-prima, seja mercadoria. Esse é o gatilho para que esse setor siga em frente com o processo. Na sequência, ele faz a cotação com os fornecedores, avaliando preço, qualidade, prazo de entrega e alguns outros fatores.
O ponto fundamental a entender é que o Compras 4.
Conheça as etapas de vendas e aplique-as no seu processo comercial
veja, a seguir, um modelo básico para que você consiga estruturar o seu Funil de Vendas.
Os 5 passos de como criar um funil de vendas
Nesta segunda etapa do funil de vendas, você já conseguiu tirar o possível cliente da zona de conforto. Atraído por suas informações, agora, ele passa a reconhecer que tem uma necessidade de consumo a sanar. A partir de então, vai em busca de soluções para ela.
A taxa de conversão no funil de vendas deve ser aplicada para analisar o potencial de transformar visitantes em leads, leads em oportunidades e oportunidades em clientes. Vamos a um exemplo. Para calcular a taxa de conversão de visitantes em leads, uma empresa deve analisar o volume de usuários no site.
Também chamado de pipeline, o funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato dele com a empresa até o fechamento do negócio. É formado por um conjunto de etapas e gatilhos cujo objetivo é dar suporte à jornada de compra das personas de uma determinada organização.
Taxa de conversão é uma métrica muito utilizada para mensurar os resultados, principalmente no Marketing Digital. Um exemplo é a taxa de conversão de Leads, que para calcular, basta dividir as conversões pela sua audiência. Por exemplo: 300 Leads / 1.