De acordo com os especialistas não há contraindicações para realizar a Endoscopia digestiva alta, mas é preciso ter alguns cuidados com pessoas que tem problemas de saúde, cardíacos, respiratórios ou neurológicos. Os especialistas sempre irão alertar e indicar qual melhor conduta.
Todos podem realizar este exame, mas alguns cuidados a mais devem ser tomados em quem tem problemas cardíacos, respiratórios, neurológicos e aqueles com alergia a medicações. O que acontece durante a endoscopia digestiva alta ?
Fazer uma dieta leve no dia anterior O preparo para endoscopia se inicia na véspera do exame, quando o paciente deve fazer uma dieta leve. Devem ser evitados alimentos de difícil digestão, como carne vermelha, frituras e pratos com molhos gordurosos (como aqueles à base de queijo).
O estômago deve estar vazio para a endoscopia. Por isto, você não deve comer ou beber nada a partir de oito horas antes do horário marcado para o exame. Se você precisar tomar remédios, o faça com pequenos goles de água. Não use antiácidos.
Depende da medicação usada: O Midazolam dura cerca de 4h. O Propofol dura cerca de 10 minutos. O principal efeito colateral das medicações é a sonolência.
O que vou poder comer após a Endoscopia? Depois de ser liberada, a maioria dos pacientes pode voltar à sua dieta habitual. No entanto, no dia do exame, aconselhamos que evite abusos. Lembre-se de manter suas eventuais restrições médicas de dieta.
Olá, tudo bem? Prefira fazer refeições de fácil digestão como: sopas de legumes, purê de batata, carne moída, macarrão, arroz e evite alimentos gorduroso e de difícil digestão.
Dores abdominais podem ocorrer após a endoscopia digestiva alta e é comum, mas devemos ficar atentos a sinais de alarme como dor forte que não melhora mesmo com anti-acidos e analgésicos, febre ou alterações nas fezes como sangue ou fezes escuras.
É comum após a Endoscopia Oral haver dor leve na garganta e/ou no peito. A dificuldade para engolir vai diminuir aos poucos, assim, caso isto ocorra, nos dois primeiros dias o(a) Sr.
Posso tomar Omeprazol após fazer endoscopia? Sim. O ideal é que esteja sem usar um inibidor de bomba de protons (Omeprazol, pantoprazol, etc) durante pelo menos uma semana antes do exame de endoscopia digestiva alta porque pode falsear o resultado da biópsia para pesquisa de H. pylori.
A endoscopia pode dar soluço pela insuflação do estômago com ar que é feita durante o procedimento, ou por irritação do nervo frênico. Entretanto, este soluço é transitório e deve durar pouco tempo.
Sim, pode ocorrer enjoo, ansia, desconforto após a endoscopia, porem esses sintomas devem desaparecer rapidamente.