O exercício físico utilizado como modo preventivo é a melhor forma de retardar o processo de sarcopenia e promover um envelhecimento com mais qualidade de vida, somando a isso inúmeros benefícios como aumento da mobilidade e a independência do idoso em suas atividades diárias.
As causas são multifatoriais, em primeiro momento o próprio envelhecimento natural é causa, bem como fatores como declínio neurológico, obesidade, alterações hormonais, doenças crônicas, desnutrição, diminuição da prática de atividade física e sedentarismo, entre outros podem favorecer o seu desenvolvimento.
Exercitar-se fisicamente e seguir uma dieta equilibrada com orientação profissional são os meios mais eficazes de prevenir ou minimizar a sarcopenia. Nas atividades físicas, destacam-se os exercícios de resistência, ou seja, musculação; e na dieta, os alimentos ricos em proteínas (veja ao lado).
A sarcopenia é caracterizada por perda da massa muscular. Está associada a declínios no sistema imunológico e perdas funcionais dos músculos, havendo comprometimento da mobilização trazendo uma série de conseqüências como quedas, fraturas, dificuldade na mobilidade, independência prejudicada e força muscular reduzida.
Esse processo é chamado de sarcopenia. Assinale a modalidade capaz de reverter mais rapidamente tal redução de força e massa muscular.
Não há fórmulas mágicas de como ganhar massa muscular nas pernas, não existe isso....Como Ganhar Massa Muscular Nas Pernas Rápido!
Para recuperar os músculos, é importante evitar o sedentarismo e praticar exercícios físicos, com treinos de força e aeróbicos, além de uma alimentação adequada, rica em proteínas e nutrientes, de preferência presentes em carnes magras, derivados de leite e vegetais, como soja, lentilha e quinoa.
Alimentação para ganhar massa muscular: conheça 10 alimentos para compor sua dieta!
Saiba o que não pode faltar na sua rotina alimentar para garantir um corpo malhado e bem firme.
O que os milionários comem?
Dicas de pratos para almoço saudável
Cardápio da dieta para perder barriga
Confira a seguir.
Independente da região, alguns pratos fazem indiscutivelmente parte do cardápio preferido dos brasileiros....Churrasco: peça chave dos domingos no Brasil
No ranking, eles ficam em primeiro lugar, com 589 milhões de toneladas por ano, seguido do trigo, com 439 milhões, e o arroz (base da culinária oriental) com 354 milhões de toneladas por ano. Na ordem, a lista continua com batata, cerveja açúcar, tomate, milho, carne suína e mandioca.
Os hábitos alimentares dos brasileiros acabam de ser mapeados pelo IBGE, através do estudo "Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil", que mostrou que o café é o alimento mais consumido entre os brasileiros (215,1g), seguido do feijão (182,9g), arroz (160,3g), sucos (145,0g), refrigerantes (94,7g) e carne bovina ...
Café, arroz e feijão são os alimentos preferidos dos brasileiros.
Espaguete
Macarrão é a comida preferida do mundo
De acordo com pesquisas recente, entre as comidas preferidas do mundo está o macarrão. Ou seja, não importa qual seja o país, as massas são as prediletas das pessoas. ... Da mesma forma, em outros países, em primeiro lugar aparecem os pratos de massas e pizza.