Ranking das variedades de cana-de-açúcar mais rentáveis
-Deve ser capaz de apresentar uma boa brotação de soqueira; -Deve-se preferir aquelas variedades que apresentem um teor de fibra de baixo a médio, pois essa condição facilita a extração do caldo. -Variedades tardias são as que apresentarão maturação no final da safra, ou seja, de novembro a dezembro.
Segundo Valdir, o reconhecimento das variedades começa pela observação da cor do palmito, seu comprimento e quantidade de cera existente. Em seguida o observador deve se aprofundar nas características morfológicas da planta, como a gema e tipo de aurícula.
Cana de Açúcar
As principais variedades plantadas em 2019/20 são a CTC4, com 13,4%, a RB867515, com 13,1%, a RB966928, com 12,4%, e a CTC9001, com 10,5%. Após elas, a próxima cultivar mais plantada na região registrou apenas 3,7% de intenção de plantio, a RB92579.
As variedades são plantas mais heterogêneas (desiguais) entre si. Entretanto, as sementes colhidas de plantações de variedades expressam características semelhantes às dos pais, permitindo-se a utilização das sementes geradas para o próximo plantio.
Cana-de-açúcar
A cana-de-açúcar é cultivada em diversos tipos de solos, que variam de acordo com os seguintes estados e região: São Paulo: é cultivada, sobretudo, em latossolo vermelho (Figura 1) - aproximadamente 47% da área plantada - seguido pelo latossolo vermelho-amarelo e vermelho escuro.
folhas compridas e em forma de lança, de 4-6 cm de largura. flores de 3 mm de comprimento, incrustadas aos pares nas espiguetas, localizadas, também aos pares, nas pontas das ramificações da inflorescência piramidal, de 25-50 cm de comprimento, que surge por sobre as folhas.
Nos meses seguintes, a planta inicia o seu processo de maturação até completar 15 a 18 meses. Após o primeiro corte, a cana-soca passa a ter um ciclo de 12 meses.
Cana-de-açúcar
Para seu crescimento, a cana necessita de alta disponibilidade de água, temperaturas elevadas e alto índice de radiação solar. A cultura pode ser plantada em três épocas diferentes: sistema de ano-e-meio, sistema de ano e plantio de inverno.
O período de janeiro a março é considerado ideal para o plantio da cana-de-açúcar, por suas boas condições de umidade e temperatura, que podem dar melhor garantia para o desenvolvimento das gemas. Nessas circunstâncias é possível uma brotação rápida, o que reduz a incidência de doenças nos toletes.
Nitrogênio. Em relação à adubação com nitrogênio, a cana-planta apresenta normalmente respostas baixas à adubação nitrogenada. Por isso, em geral é recomendado a dose de 30 Kg/ha para cana-planta, independentemente da produtividade esperada.
Aqui, o melhor é plantar na lua nova. Nessa fase, a seiva, que é considerada o sangue da planta, concentra-se mais no caule, para, na sequência, seguir em direção aos ramos. E já que a gente citou duas fases, vamos à crescente e à cheia.
Nesta lua, o corte de lenha é melhor, pois há menos fluxo de seiva para os galhos, fazendo com que a madeira seque melhor. Durante a lua minguante também é o momento ideal para fazer poda de galhos e ramos, quando o objetivo é de restrição, ou seja, quando não se quer a propagação de novos brotos.
A regra mais básica é assim: entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, entre a lua crescente e a cheia deve-se plantar tudo o que dá acima do solo (folhas, flores e frutos comestíveis).
lua Minguante
A Lua Cheia é para quem possui fios bem finos e deseja ganhar volume. Ela deixa o cabelo mais forte - até para aguentar químicas - e intensifica o efeito de hidratações. Dica: se você quer arriscar um corte de cabelo novo, mas não tem tanta certeza disso, não faça isso durante a fase da Lua Cheia.