O conceito envolve a obrigação de se prestarem contas (evidenciação) pelos resultados de decisões ou ações, com freqüência, para prevenir o mau uso do poder e outras formas inadequadas de comportamento de outrem.
É de facto o efeito que a culpa tem em nós, ela paralisa, bloqueia, impede o avanço, dificulta a reparação. ... A diferença entre a culpa e a responsabilidade é que a culpa paralisa enquanto a responsabilidade mobiliza. O culpado fica estagnado no erro, a remoê-lo, a martirizar-se, sem conseguir sair dali.
Governança é a capacidade da administração em executar as políticas públicas; Accountability corresponde à prestação de contas da administração para a sociedade, mas não se limita somente a isso, ela faz a apresentação de contas, responsabilização e responsividade dos agentes.
Faculdade de exercer direitos políticos e direitos ou deveres decorrentes da cidadania: o direito do voto, o de elegibilidade, o de ser jurado, o de acesso a cargos públicos.
Dentre as maiores dificuldades que as empresas encontram para a adoção da Governança Corporativa, podemos destacar: elaboração e definição de normas internas - principalmente no que diz respeito aos temas Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
O compliance deve ser algo inerente da companhia, pois assim é possível alcançar todos os benefícios de práticas transparentes, como maior credibilidade dos clientes, melhora da governança corporativa, além de ser importante para a construção da imagem da marca e confiança dos clientes.
3 práticas de governança corporativa essenciais às empresas