O refluxo vesicoureteral é uma condição anormal que está relacionada à origem de infecções urinárias. A urina que vem dos rins e segue pelos ureteres até a bexiga normalmente não retorna para os ureteres, por ação de um "mecanismo valvular".
A correção cirúrgica do refluxo urinário consiste na “reimplantação” dos ureteres na bexiga, criando um novo túnel que impeça o refluxo da urina para os ureteres e para os rins. Outra alternativa consiste na injeção de um material especial à volta do ponto de entrada dos ureteres na bexiga.
Refluxo vésico ureteral consiste no retorno da urina para o rim durante ou não a micção. Encontra-se presente em 25% a 40% das crianças portadoras de infecção urinária, acometendo um ou ambos os rins e em graus variáveis.
O jato urinário intravesical é a entrada na bexiga da urina proveniente dos rins, via ureteres, pelo meato ureteral. Este jato é facilmente observado utilizando-se ultra-sonografia com Doppler colorido, sendo intermitente em conseqüência do peristaltismo ureteral(1).
Em cálculos pequenos (até 6 mm) localizados no ureter próximo a bexiga, pode-se tentar o tratamento com a Tamsulosina. É um medicamento que causa relaxamento da musculatura do canal urinário, facilitando a passagem da pedra em direção a bexiga, sem necessidade de cirurgia.
O exame é realizado por meio do uso de fluoroscopia e um agente de contraste introduzido por uma sonda na bexiga. É realizado em crianças de todas as idades. O técnico irá perguntar por que o exame foi solicitado e explicar o procedimento para você e seu filho. A bexiga precisará ser sondada para este exame.
Os meios de contraste iodados podem ser iônicos e não iônicos.